Pesquisa diz que investimento tardio em 5G pode custar caro aos provedores de serviço

0

No momento em que a Anatel começa a pensar na implementação do 5G no Brasil, alguns executivos de telecomunicações mostram-se pessimistas em relação à tecnologia e perderam o entusiasmo quanto ao seu verdadeiro potencial. Uma pesquisa em recentes declarações públicas de executivos das 20 maiores operadoras de redes móveis em todo o mundo mostra que, enquanto alguns compartilham uma crença no potencial de longo prazo do 5G, mais da metade (53%) não prevê nenhum negócio no curto prazo.

No entanto, pesquisa feita pela Bain & Company defende que as operadoras de rede que não se moverem rapidamente correm o risco de ficar para trás em uma tecnologia que tem o poder de aumentar drasticamente a velocidade e a capacidade, além de dar aos primeiros usuários uma grande vantagem competitiva. Isso teria consequências significativas na participação de mercado e no fluxo de caixa das empresas, tendo em vista a qualidade de rede, que é o critério de compra mais importante para a maioria dos clientes.

Segundo Herbert Blum, líder da prática de Telecomunicações das Américas da Bain, "geração após geração, vimos operadoras investirem para atualizar a infraestrutura com a firme convicção de que esses investimentos resultariam em clientes mais satisfeitos, uma fonte de receita revigorada e lucros mais altos", afirma. "Dado o potencial da tecnologia 5G para trazer uma mudança radical no desempenho da rede e, com isso, gerar novas utilidades, a relutância de algumas operadoras em se comprometer com essa tecnologia é impressionante", diz Blum.

A Bain & Company acredita que concepções mal formuladas influenciaram o setor. Três falácias analíticas surgiram:

1. "Não existe um case de negócio convincente de curto prazo para o 5G."
Os céticos perguntam por que a indústria deveria investir agora, quando as tecnologias ainda estão longe de estar prontas (ex.: realidade aumentada, realidade virtual e direção autônoma). O raciocínio é falho, pois as operadoras não precisam de exemplos de grande sucesso para desenvolver um bom argumento comercial. É possível construir uma lógica convincente com base nas melhorias que ele trará para os casos e usos já existentes: diferenciação competitiva, alívio de congestionamento do 4G e substituição da linha fixa.

2. "A implementação do 5G exigirá investimentos de capital enormes e injustificáveis."

De acordo com uma previsão recente, uma grande operadora integrada europeia precisaria aumentar sua taxa de investimento para consumo (capex-to-revenue) de 13% para 22%, mesmo que implementasse o 5G apenas para áreas urbanas e de negócios densamente povoadas. A Bain & Company vê quatro falhas nessa lógica:

• Primeiro, a suposição de que uma cobertura ininterrupta de 5G é necessária. Na realidade, os dispositivos com capacidade 5G irão se conectar de forma simples e quase instantânea às células 4G, quando não conseguirem obter um sinal de qualidade superior.

• Segundo: a crença de que as operadoras de redes móveis precisarão construir um grande número de novas células 5G em suas redes. Na opinião da Bain & Company, a maioria das operadoras de telefonia móvel já possui suficiente densidade de nós em seus mercados urbanos para acomodar o 5G usando o espectro de 3,5 GHz, e até mesmo a onda milimétrica (mmWave).

• A terceira falha é a tendência de analisar os gastos com 5G isoladamente. Essa visão negligencia o benefício que o upgrade de algumas partes da rede terá sobre o restante dela.

• O quarto e último ponto é antecipar como a tecnologia evoluirá para permitir que o 4G e o 5G coexistam no mesmo espectro e com o mesmo equipamento de nó.

3. "A principal razão para investir é reduzir custos ou, pelo menos, melhorar a economia, mas não aumentar as receitas."

Algumas empresas do setor preveem que, com a combinação de transformações digitais e 5G, as operadoras de rede poderiam reduzir sua taxa de investimento para receita (capex-to-revenue) de 15% para menos de 10% em cinco anos. Embora não haja dúvida de que o 5G ajudará as operadoras a ter um desempenho mais eficiente, isso não significa que elas devam investir apenas para aumentar a eficiência. As operadoras mais bem-sucedidas criarão um ciclo virtuoso de reinvestimento na tecnologia.

As operadoras vencedoras serão aquelas que construírem redes 5G que façam pleno uso dos ativos físicos e espectrais existentes. As empresas líderes investem com prudência, evitando gastos desnecessários. Elas desenvolvem planos de vários anos, que podem ser adaptados à medida que a tecnologia 5G evolua. Além disso, essas operadoras concentram-se em investimentos que podem proporcionar economia de custos operacionais e crescimento de receita, com o objetivo de sustentar uma relação estável entre despesas de capital e receita de 9% a 12%.

"Como foi o caso das gerações de tecnologias anteriores, o 5G, junto com a transformação digital, vai proporcionar maior eficiência do capital", diz Darryn Lowe, sócio da área de Telecomunicações da Bain & Company. "As operadoras mais avançadas usarão essa economia para investir em novos projetos de 5G geradores de receita, desafiando assim os pessimistas e abraçando totalmente as promessas que ele possa oferecer", conclui Lowe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.