Publicidade
Início Notícias Comunicações ABINC encerra Futurecom 2024 com vencedores da 6ª edição do Prêmio de...

ABINC encerra Futurecom 2024 com vencedores da 6ª edição do Prêmio de IoT

0
Publicidade

A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) anunciou em uma cerimônia de premiação, nesta quarta-feira (10), os vencedores da 6ª edição do Prêmio ABINC de IoT durante o Futurecom 2024, o maior evento de tecnologia da América Latina. O prêmio, que visa promover a visibilidade de casos reais de IoT e fortalecer o ecossistema brasileiro do setor, reconheceu os melhores projetos nas categorias acadêmica, startups e empresas consolidadas.

Segundo Flávio Maeda, Vice-Presidente da ABINC, o Prêmio ABINC de IoT sempre buscou exemplificar para a sociedade, e para o meio empresarial como um todo, os benefícios da aplicação das tecnologias que compõem a Internet das Coisas. “Não focamos nas tecnologias em si, mas nos resultados das aplicações e soluções que elas viabilizam. Dessa forma objetivamos incentivar e encorajar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, tanto no setor privado quanto no público”, afirmou.

Na categoria startups, o projeto “Sirros Selos Pote”, da Sirros IoT, foi o vencedor pela inovação no setor industrial. A solução utiliza um dispositivo não invasivo para monitorar a segurança de colaboradores expostos a gases tóxicos, eliminando a necessidade de medições manuais e oferecendo alertas em tempo real.

Já o projeto “Engenheiro Virtual Vivix (EVV)”, da Vivix, ficou em primeiro lugar na categoria de empresas consolidadas, se destacando ao integrar dados de produção e qualidade em uma plataforma digital, reduzindo em mais de 80% o tempo de resposta a reclamações de clientes. Com a implementação de inteligência artificial, incluindo um chatbot, o projeto melhorou significativamente a eficiência na resolução de problemas de qualidade.

Na categoria acadêmica, o vencedor foi o projeto “Embalagem Inteligente de Transporte de Órgãos, Tecidos e Insumos”, do Instituto Mauá de Tecnologia. A inovação consiste em um sistema eletrônico autônomo que promove o transporte seguro de órgãos humanos, utilizando sensoriamento, georreferenciamento e controle de temperatura para garantir a preservação adequada.

O prêmio contou com um time de jurados especialistas em IoT e conectividades, composto por Paulo Spaccaquerche, Presidente da ABINC; Flávio Maeda, Vice-Presidente da ABINC; Maurício Finotti, Líder do Comitê de Manufatura da ABINC; Cristiane Kussuki, Conselheira da ABINC; Gustavo Zucchi, Conselheiro da ABINC; Jade Alves,  Coordenadora de programas da Fundep; Mauricio Figueiredo, Diretor de Relacionamento; Camilo Martinelli, Diretor de Relações Institucionais; Nestor Ayala, Codiretor do Núcleo de Engenharia Organizacional/NEO da UFRGS; Eduardo Iha, Conselheiro da ABINC; e Dalton Oliveira MBA, Conselheiro da ABINC. Os projetos foram avaliados com base em critérios como aplicabilidade no mercado, geração de valor, integração tecnológica e grau de inovação, demonstrando a capacidade da IoT de resolver problemas reais e gerar resultados impactantes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile