A Nokia e a Radiográfica Costarricense SA (RACSA, uma empresa do Grupo ICE) anunciaram a implantação da primeira rede standalone (SA) 5G na Costa Rica. O projeto traz conectividade 5G de alta velocidade e baixa latência para centros urbanos importantes, como San Jose, Cartago e Limón, bem como para comunidades rurais em todo o país, alcançando um marco significativo na evolução digital da Costa Rica.
A fase inicial da implantação contou com a instalação de 30 sites em grandes cidades, com mais 170 previstos para este ano, e planos de expansão para 500 sites em fases subsequentes.
A implantação permite acesso à internet mais rápido e apoia o desenvolvimento de aplicativos de IoT, beneficiando tanto empresas quanto consumidores, incluindo setores críticos como segurança pública, energia, saúde e educação. A arquitetura robusta da rede foi projetada para impulsionar o crescimento econômico, promover a inclusão digital e aprimorar os serviços públicos essenciais em todo o país. A rede também oferece serviços de Acesso Fixo Sem Fio (FWA) de alto desempenho para uma ampla gama de empresas, incluindo pequenas e médias empresas, organizações do setor público e consumidores.
O FWA pode ser utilizado para fornecer conectividade de alta velocidade a regiões sem infraestrutura de telecomunicações existente. De acordo com a GSMA Intelligence, espera-se que o FWA cresça exponencialmente em comparação com outras soluções de banda larga na próxima década.
A RACSA, com o apoio do parceiro integrador da Nokia, Datasys, implementou soluções do portfólio AirScale da Nokia, incluindo rádios Massive MIMO, cabeças de rádio remotas e estações base. A RACSA também se beneficiará das soluções de gerenciamento de rede MantaRay da Nokia, que oferecerão uma visão unificada e automatizada da rede, aprimorando as capacidades de monitoramento e gerenciamento. Além disso, a RACSA implantará os modems Nokia FastMile 5G, juntamente com outros produtos da Nokia, para simplificar e fortalecer a conectividade dos usuários. Para apoiar a arquitetura de RAN standalone (SA) 5G, a Nokia também integrou sua Unidade Compacta de Mobilidade (CMU) 5G SA Core na rede.
Mauricio Barrantes, Gerente Geral da RACSA, disse: “A utilização da tecnologia Nokia representa um passo crucial na transformação digital da Costa Rica, na qual a RACSA tem desempenhado um papel fundamental nos últimos 103 anos. Ao implantar a primeira rede 5G no país, estamos não apenas melhorando a conectividade para empresas e entidades governamentais, mas também elevando a qualidade de vida dos nossos cidadãos. A rede de alta velocidade e confiabilidade apoiará aplicativos inovadores que contribuirão para o desenvolvimento econômico e social geral do país.”
Bruno Leite, Chefe de Redes Móveis para a América Latina na Nokia, disse: “Estamos entusiasmados em colaborar com a RACSA para trazer o 5G à Costa Rica pela primeira vez. Nosso extenso portfólio de soluções garantirá uma implantação rápida e eficiente e abrirá caminho para novas oportunidades em vários setores. Esta implantação reforça nosso compromisso de habilitar a transformação digital em toda a América Latina.”