A ABR Telecom, entidade criada para dar suporte aos diversos serviços comuns às operadoras de telefonia, anunciou esta semana a conclusão do projeto piloto do sistema antifraude e o início imediato da operação nacional atendendo a todas as operadoras de telefonia fixas e móveis.
De acordo com José Moreira da Silva Ribeiro, presidente do conselho de administração da ABR, o piloto (realizado com a participação da Embratel, Telemar, TIM e Telemig Celular) resultou em uma redução de 90% das fraudes em chamadas de longa distância, índice que deve ser ampliado com a operação definitiva.
O módulo anti-fraude para as chamadas deve ser totalmente implantado até meados do próximo ano, monitorando os CDRs (registro de detalhes da chamada) de 100% das chamadas do serviço móvel realizadas em roaming (cerca de 2,5 milhões/dia). Em uma segunda etapa, ainda sem data para implementação, o sistema atingirá a totalidade das chamadas de longa distância originadas na rede móvel.
O segundo módulo denominado ?aquisição?, começa a ser implantado na segunda quinzena de março do próximo ano.
Como funciona
Para controlar a ocorrência de possíveis fraudes nas chamadas, o sistema cria uma série de alarmes para identificar chamadas que se encontram fora do padrão do assinante.
Por exemplo, muitas chamadas seguidas para uma única localidade ou região para onde o usuário não ligava anteriormente. Por motivos de segurança, a ABR não revela outros elementos que compõem o sistema e que podem disparar o alarme para as operadoras.
Um outro detalhe interessante é que o ?alarme? é comunicado a todas as operadoras e não apenas à responsável pelo número que o fez disparar de forma a permitir que as empresas possam agir de forma preventiva. O módulo de ?aquisição? oferece a todas as empresas que acessam um banco de dados atualizado diariamente o CPF dos usuários recém cadastrados.
Apesar de não querer revelar o valor do contrato de prestação de serviço com a HP (cerca de R$ 20 milhões, de acordo com entrevista que ele próprio deu a este noticiário há algum tempo) Moreira Ribeiro afirmou que ?trata-se de um valor muito alto, mas com uma relação de custo-benefício muito positiva para as empresas?.