Publicidade
Início Notícias Negócios Empresas anunciam acordo para desenvolvimento local de soluções óticas de alta capacidade

Empresas anunciam acordo para desenvolvimento local de soluções óticas de alta capacidade

0
Publicidade

O crescimento da indústria local de telecomunicações ultimamente tem sido acompanhado pelas constantes queixas de falta de estimulo governamental e interesse das multinacionais em desenvolvimento local de tecnologias inovadoras.

Para ajudar a resolver o problema, o CPqD, a Padtec e a Civcom anunciaram nesta quinta-feira, 10, um acordo que prevê a união de esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas de interesse comum das três organizações.

No evento, que contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as empresas anteciparam o primeiro projeto conjunto, que desenvolverá um módulo para equipamentos de transmissão ótica a 100 Gbps, baseados em tecnologia de multiplexação por divisão de ondas densas (DWDM) e nas especificações internacionais de interoperabilidade definidas pelo Optical Internetworking Forum (OIF).

O trabalho será realizado pelo CPqD e a Civcom (empresa israelense adquirida pela Padtec, em 2008) e terá como base os resultados obtidos com o Projeto Gigabit Ethernet (GETH), que vem sendo conduzido pela empresa de Campinas desde o ano passado, com recursos do Funttel e apoio da Finep. O objetivo é desenvolver sistemas de comunicação óptica para banda larga capazes de oferecer troughputs de 8 Tbps por fibra óptica (WDM com 80 canais de 100 Gbps).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile