Consórcio entre países da UE e América Latina lança chamada para projetos de inovação em TICs em dezembro

0

No dia 1º de dezembro será lançada segunda chamada conjunta em pesquisa e inovação do projeto ERANet-LAC, do qual o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) faz parte. O edital tem como objetivo promover a criação de parcerias de longa duração entre estados membros da União Europeia e países associados, América Latina e nações do Caribe.

O ERANet-LAC é uma rede da União Europeia e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac) que busca reforçar a parceria birregional em ciência, tecnologia e inovação por meio do planejamento e da implementação de ações conjuntas e concretas, criando estrutura sustentável para futuras atividades conjuntas entre as regiões.

O CNPq vai apoiar projetos em três áreas: bioeconomia, saúde e tecnologias da informação e comunicações (TICs). A atuação envolve ainda os tópicos ligados às áreas temáticas.

Na chamada, cada consórcio poderá apresentar uma proposta envolvendo, no mínimo, quatro parceiros elegíveis de quatro países diferentes – sendo pelo menos dois de cada bloco continental. Ela será implementada por meio de financiamento coordenado, cada instituição financiadora vai apoiar com recursos suas próprias equipes nacionais dentro de cada projeto de pesquisa multilateral, de acordo com os respectivos regulamentos nacionais e regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.