Murabei que levar recursos de ciência de dados para PMEs

0

O crescente registro de informações relacionadas às transações das vendas, hábitos, preferências e expectativas do consumidor dá fôlego para o desenvolvimento de uma nova área: o Data Science. Trata-se por definição, do uso de tecnologias e métodos para análise de grandes conjuntos de dados que apoiam as tomadas de decisão de negócio. A quantidade massiva de informações geradas nos sistemas de gestão internos e outras disponíveis na internet podem ser aproveitadas por empresas de qualquer segmento para atender melhor os clientes, o que significa vantagem competitiva. Essa oportunidade pode ser aproveitada até por pequenas e médias empresas, ressalta o diretor da Murabei Data Science, Eugenio Caner.

"Toda atividade empresarial gera hoje uma hiperdigitalização da informação, o famoso Big Data, as vezes apenas como registro comprovatório ou burocrático, mas que podem ser tratados e usada para otimizar decisões", explica. "Acreditamos que da mesma maneira que o computador chegou como ferramenta indispensável ao pequeno negócio, vão chegar também os métodos analíticos, atualmente somente disponíveis para as grandes firmas", prevê.

Segundo a Stratecast, empresa que opera as práticas globais de big data da Frost & Sullivan, o mercado mundial de big data, analytics e business intelligence vai crescer 12,7% anualmente e movimentar 40 bilhões de dólares em 2017. No mercado brasileiro, deve atingir quase 1 bilhão de dólares em 2018, projeta o estudo Insights into Big Data and Analytics in Brazil, também da Frost & Sullivan. Para Caner, esse crescimento pode gerar muitas oportunidades às pequenas e médias companhias. Uma das utilizações comuns, por exemplo, é o mapeamento de hábitos de consumo para traçar estratégias comerciais mais efetivas.

"Analisando os dados com modelos matemáticos é possível fazer previsões das vendas e do fluxo de caixa, ganhando poder de antecipação nas compras e administração dos custos. É possível também medir a sensibilidade dos preços permitindo uma precificação dinâmica e evitando canibalização da receita", exemplifica.  "Com a análise dos perfis de compra dos clientes é possível identificar segmentos lucrativos e propensos a interagir com a empresa, desenvolvendo ações de marketing mais eficientes. Analisando o entorno do mercado e as características da empresa é possível medir o potencial da mesma e o grau de ineficiência, permitindo abordar os problemas concretos com uma visão econômica."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.