Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Plataforma digital facilitará o acesso da população às informações do governo

Plataforma digital facilitará o acesso da população às informações do governo

0
Publicidade

O governo federal planeja digitalizar a maior parte dos seus serviços. O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão prepara, juntamente com a Casa Civil e outros órgãos governamentais, uma plataforma que será responsável pela transposição de dados e prestação de serviços, que atualmente são feitos de forma analógica, para o ambiente digital.

A iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira, 10, pelo ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, durante a abertura do 2º Seminário Internacional Brasil 100% Digital, realizado pelo MP em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Para o ministro, é necessário modernizar e aperfeiçoar o relacionamento do Estado com a sociedade e a digitalização de processos e procedimentos é essencial nesse caminho. “Vamos transformar serviços analógicos em digitais e integrar as plataformas existentes entre os diversos órgãos”, afirmou.

Na avaliação de Oliveira, o Estado ainda resiste a prestar serviços por meio da rede mundial de computadores. Segundo ele, pesquisa realizada em 2015 mostra que 67% dos órgãos públicos federais alegam impossibilidade de prestar, via internet, o serviço mais procurado pela população e acrescenta: “precisamos sair do governo burocrático para o governo inteligente”.

Primeiros passos

No esforço para melhorar a qualidade do serviço prestado e ao encontro da iniciativa conjunta com a Casa Civil e outros órgãos do governo de digitalização dos serviços governamentais, o Ministério do Planejamento já deu os primeiros passos. Esta semana foi lançado um novo portal de atendimento da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que oferece via internet o acesso da população a 80% dos serviços prestados pelo órgão. Assim, sem sair de casa, o cidadão poderá usufruir de 23 serviços relacionados a bens imóveis da União, a exemplo de emissão de certidões e declarações, requerimentos, emissão de Darfs, transferências de titularidades etc.

O ministro citou, ainda, o lançamento de um aplicativo que auxiliará o acompanhamento de obras federais em estados e municípios. Com a ferramenta, denominada Desenvolve Brasil, será possível verificar o andamento das obras, com localização, estágio da obra e volume investido. “Por meio dele, o cidadão poderá nos ajudar no acompanhamento e aplicação de recursos federais. Ele poderá enviar fotos, informações e até denúncias sobre as obras”, explicou Dyogo Oliveira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile