No mundo tech, quem cria o futuro não fica no passado

0

Quem está envolvido com o mundo da tecnologia sempre escuta histórias assustadoras de empresas multimilionárias que, em algum momento, fizeram escolhas erradas e caminharam rumo ao declínio. São negócios que perderam quase todo o mercado ou tiveram que fechar as portas porque não embarcaram no bonde da inovação quando tiveram a oportunidade. Eles simbolizam que a estrada para o colapso não é construída de fracassos ou falhas convencionais, mas de momentos de estagnação e apego à zona de conforto.

Neste momento é normal que se atribua a culpa aos empreendedores ou à estratégia comercial que a empresa adotou. No entanto, essa condenação tende a ser simplória. Em muitos casos, a companhia até conseguiu enxergar a necessidade de mudança, mas, por diversos motivos, não a colocou em prática.

Seja para mega corporações consolidadas, startups emergentes ou pequenas e médias empresas, a inovação é uma das moedas mais importantes do mercado. É fundamental que os negócios saibam entender o ambiente no qual estão inseridos, consigam se adaptar conforme as necessidades e provoquem uma transformação positiva.

É preciso que essa transição seja realizada de forma rápida e radical. Setores tradicionais, como a educação e saúde, já foram completamente modificados pelo uso de tecnologia. E os impactos dessa transformação podem ser constatados no cotidiano das suas operações. Por exemplo, o uso de realidade virtual para facilitar o aprendizado e as health techs, startups que estão revolucionando a área da saúde, que ocupam um espaço cada vez mais relevante no setor.

A utilização de tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Blockchain e Machine Learning estão se tornando cada vez mais necessárias e irão afetar os modelos de negócios atuais de forma irremediável. Neste cenário, é essencial verificar o enfraquecimento de tecnologias fora de uso, saber enxergar oportunidades e conduzir o movimento que está revolucionando o mercado.

Quando decidimos criar uma consultoria de inovação que usa Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain e IoT para transformar empresas, nossa postura era de acelerar negócios e suprir as imposições que o futuro da economia está nos apresentando.

O mercado tech é cada vez mais elementar. Empresas de todos os portes já perceberam o valor da inovação tecnológica em seus negócios. No entanto, essa discussão precisa fazer parte das reuniões de diretoria e planejamento estratégico. Passar da mídia ao financeiro, permeando todas as áreas da companhia. O desafio deve ser observado sob diferentes perspectivas e o objetivo dessas transformações deve ter caráter vertical nas empresas. É necessário ir além do convencional. Não basta apenas vislumbrar insights do futuro, é preciso participar da sua criação, saindo do campo das ideias e percepções rumo à realidade de agir ativamente nele.

Diego Figueredo, CEO da Nexo AI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.