Grupo Tapajós investe em plataforma de supply chain para afinar o processo de reposição de produtos e acelerar crescimento

0


Atualmente, o Grupo Tapajós, localizado em Manaus, tem seis Centros de Distribuição (Manaus, Porto Velho, Guajará-Mirim, Boa Vista, Belém e Santarém Rede), rede própria com quatro bandeiras (Farmabem, Santo Remédio, Flex e Flex Atacadão) totalizando 126 lojas. Hoje é responsável por 50% da distribuição de medicamentos na região, seu faturamento foi de R$ 1 bilhão e quer crescer na casa dos dois dígitos em 2021. Para o próximo ano, estão também no planejamento ter mais 20 lojas em formato de franquias e inaugurar 20 lojas próprias. "E para que isso ocorra, a empresa resolveu melhorar todos os processos de compras e distribuição, deixando-o ainda mais rápido, inteligente e alinhado com a realidade do mercado", comenta Fernando Ferreira, diretor de vendas, marketing e CX do Grupo Tapajós.

"Temos muitos desafios diferentes de outras regiões. Nosso lead time é muito longo, pois uma mercadoria pode demorar mais de 30 dias para chegar até Manaus. Portanto, as lojas querem mais disponibilidade, há pressão do financeiro para reduzir estoques, muita transferência de produto entre lojas. É uma orquestra que a gente tem de reger com muito cuidado e carinho, qualquer instrumento atravessado pode desafinar a música. E, por isso, contratamos a Neogrid para nos auxiliar nesse processo", afirma.
Para acelerar sua jornada digital e aumentar a colaboração com os fornecedores, o Grupo Tapajós vai habilitar as plataformas de EDI Mercantil e DAR (Demanda Activation Retail) da Neogrid, automatizando o fluxo de pedidos e dando visibilidade da performance de vendas para as indústrias.

Em sua cadeia de suprimentos, a companhia optou pelo DRP (Distribution Requirements Planning – Planejamento de Distribuição) que, de forma automatizada e inteligente, calcula o volume de compras para adequar o estoque à demanda, através do melhor gerenciamento dos tempos de entrega, nível de serviço, capacidade de armazenamento e giro das mercadorias. Desta forma o varejista tem maiores condições de reduzir incidência de ruptura – que gera perda de vendas e de clientes – e excesso de mercadoria – evitando que fique com dinheiro parado no caixa. A ferramenta também auxilia no controle dos níveis de estoque das lojas, indicando como executar de forma mais eficiente a distribuição dos produtos entre as lojas.

"A Neogrid vem inovando, investindo em tecnologia e em pessoas para atender as demandas, dinâmicas e tendências do varejo farma, tendo sempre clientes e consumidores como o centro de suas ações. Estamos certos que nossa solução será o diferencial para o Grupo Tapajós avançar nas suas estratégias de médio e longo prazo", comenta Kleber Marinho, gerente comercial da Neogrid.

"Com a Neogrid trazendo insights sobre como melhorar nosso mix de produtos, reposição e aprimorar o sistema de inteligência às operações, para reduzir estoques e ruptura, também podemos aumentar a disponibilidade nas lojas. Futuramente, ainda esperamos trazer uma ferramenta de S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) que nos auxilie no planejamento de vendas", completa Ferreira.

Para Paulo Lucena, diretor comercial da Neogrid, é muito gratificante ser escolhido como parceiro de um dos grupos mais importantes do segmento farma do país. "Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse investimento nos processos de digitalização de pedidos, colaboração com fornecedores e inteligência de abastecimento do Grupo Tapajós. Vamos trabalhar juntos para trazer resultados ainda mais expressivos para a empresa".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.