Sapore migra data center para nuvem Microsoft 

0

A rede de restaurantes Sapore dá mais um passo importante rumo a sua transformação digital. A empresa acaba de migrar 100% dos servidores, além de toda infraestrutura em Colocation, antes alocados fisicamente em datacenter terceirizado, para o ambiente de nuvem Microsoft Azure, com o apoio do time da SoftwareONE. A empresa fez uma avaliação de todo o ambiente computacional da Sapore e sua capacidade e assim planejar as fases do "moving" que aconteceram entre Junho e Setembro de 2020.

"Ir para nuvem nos traz vantagens competitivas e eficiência operacional, além de termos uma economia financeira próximo a 20% se comparado ao modelo anterior. Com os serviços gerenciados da SoftwareONE, conseguimos diminuir em 16% o número de servidores, devido a melhora na tecnologia dos servidores em Cloud, como também, com a otimização de recursos sugeridos pela própria ferramenta da Cloud. Pós-migração também será possível reduzir em 25% os custos anuais com a nuvem. Outra grande vantagem é a possibilidade de otimizar de forma inteligente o uso de máquinas ligando e desligando conforme a necessidade de uso", conta o diretor de tecnologia da Sapore, Rafael Tobara.

Além do ambiente em nuvem permitir redução de custo de ociosidade de máquinas, a Sapore teve economia também de recursos de DevOps devido a maior de escalabilidade. "Para fazer uma nova versão ou mudança de aplicação, não preciso de pessoas de infraestrutura para fazer publicações, tenho algoritmos sistêmicos que fazem isso automaticamente, garantindo eficiência, agilidade e escalabilidade. Consigo de fato ser muito ágil e gerar mais versões de forma muito mais escalável", afirma Vanderlei Gomes, gerente de TI.

A Sapore também implementou o Windows Virtual Desktop (WVD), solução que garante altíssimo nível de segurança durante a utilização dos sistemas, que evita captura de dados e previne contra invasões de hackers, além de viabilizar o home office. "Estamos sempre buscando o que há de melhor no mercado e queremos ser pioneiros. Sabemos que é fundamental estar na nuvem para inovar, mas a segurança é para nós ponto chave. O WVD é como um computador criado virtualmente com todos os padrões de segurança dentro da máquina de funcionários, que inclusive hoje estão home office. A inovação está no DNA da Sapore. Temos projetos de chatbot, IoT, Inteligência Artificial, Datalake e machine learning, alguns feitos inclusive com incentivo da SoftwareONE e da Microsoft", declara Tobara.

Recentemente também, a Sapore implementou a suíte Microsoft Office 365 com suporte de serviços gerenciados da SoftwareONE para todos os seus usuários em todos os países onde atua (Brasil, México e Colômbia). Com a plataforma integrada de comunicação, tivemos um grande ganho na gestão e produtividade do board e dos funcionários chaves. A empresa realiza mais de 200 videoconferências online diariamente e reuniões quinzenais com 1.500 profissionais conectados com líderes e a diretoria na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.