Datasul compra empresa de BPO

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A Datasul, fornecedora catarinense de software de gestão empresarial, anunciou nesta quarta-feira (5/12) a compra da Bonagura, empresa
especializada em BPO (Business Process Outsourcing) com ênfase nas áreas
administrativo-financeira, controladoria e recursos humanos. Esta é a sétima aquisição feita pela fabricante desde a abertura do seu capital,
em junho de 2006, e vem se somar às recentes iniciativas empreendidas pela companhia para ampliação de seu portifólio de SaaS (software como serviço).

A transação será realizada em etapas, por meio de um contrato mútuo no valor de R$ 7 milhões, lastreado nos recebíveis da Bonagura, para
melhorar o perfil de seu endividamento, e, conseqüentemente, permitir aos seus executivos se concentrarem no crescimento do negócio. O custo financeiro desse empréstimo será de 110% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro) ao ano, para pagamento em quatro anos, com um ano de carência. Com isso, a Datasul terá opção de compra do controle do grupo Bonagura, que poderá ser exercida em janeiro de 2009, com base em algumas premissas.

Em um primeiro momento, ainda em 2008, as duas empresas atuarão em um modelo de aliança comercial, oferecendo um pacote que reúne o BPO
Bonagura e o ERP Datasul na modalidade ASP (Application Service Provider). A Datasul prestará apoio tecnológico e comercial à operação
da Bonagura. ?Comercialmente, desenvolveremos ações conjuntas de venda na base de clientes Datasul, especialmente para aqueles que lidam com alto volume de transações em seus back-offices?, explica Jorge Steffens, presidente da Datasul. ?No âmbito tecnológico, prestaremos todo o auxílio na busca e definição de novas ferramentas para aumento de produtividade no BPO?, completa.

A partir desta estrutura, a Datasul, ao mesmo tempo em que fortalece o seu posicionamento no segmento de BPO, compartilha com a Bonagura o
risco de execução do negócio. No caso do não exercício da opção, a fornecedora catarinense, que passa a deter a propriedade intelectual do
software e metodologias utilizadas pela Bonagura, passa a receber royalties mensais de 3% sobre a receita líquida.

Segundo Márcio Bonagura, principal executivo da Bonagura, a fusão permitirá à empresa aumentar escala e desenvolver novas ofertas de BPO.

Nos últimos anos, a Bonagura também investiu fortemente em sua infra-estrutura física e tecnológica, com forte presença no mercado de
BPO administrativo-financeiro. O valor anual dos contratos atuais, os quais são constituídos por 95% de receitas recorrentes, já soma cerca de R$ 18 milhões em faturamento.

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