Os usuários de celulares europeus estão abrindo espaço para as aplicações móveis se tornarem um grande mercado para desenvolvedores. Pesquisa realizada pela Samsung no Reino Unido, Itália e França revela que, nos maiores mercados de telefonia móvel da Europa, 42% dos usuários estão dispostos a pagar por aplicações para seus aparelhos, sendo que, destes, 54% não se incomodam de pagar até 5 euros por elas.
O estudo mostra, entretanto, que 43% dos entrevistados disseram que perdem o interesse pelos aplicativos poucos dias depois de baixá-los, o que torna mais da metade dos programas redundantes nos celulares.
Segundo o vice-presidente executivo do centro de soluções de mídia da Samsung, Hosoo Lee, os dados mostram que esse mercado, apesar de ter enorme potencial, "ainda está em sua infância" e necessita passar por um processo de aculturação, fomentado tanto por fabricantes de celulares quanto por operadoras de telefonia móvel.
Ainda segundo o relatório, os aplicativos mais usados foram os de navegação, com 34% dos usuários, seguidos pelos de fotografia, com 12%, e de compras, com 11%. Dezoito por cento dos entrevistados ainda disseram que esperam mais aplicativos relacionados à educação, em vez de apenas jogos.
- Aplicações móveis