Lenovo quer ser mais agressiva para ganhar mercado no Brasil

0

A fabricante chinesa de PCs Lenovo pretende adotar uma política de preços agressiva para seus produtos no Brasil, bem como os investimentos na operação local nos próximos anos, com o objetivo de elevar sua participação de mercado dos 3% atuais para 10% em 2014. A meta para o país foi divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo presidente e chefe de operações da companhia, Rery Read.
Para isso, o executivo afirmou que a estratégia será aumentar a atuação no segmento de varejo e de pequenas e médias empresas, por meio da expansão do número de lojas em que seus produtos são vendidos e do aumento dos modelos de equipamentos. Hoje, a Lenovo mantém parceria com dez redes de varejo, como Fnac, Casas Bahia e Wal-Mart. "Seremos mais agressivos nesse mercado. Toda a empresa que busca a liderança no Brasil precisa ter uma posição forte no varejo", observa Read.
O presidente da Lenovo no Brasil, Tomaz Oliveira, informa que o varejo hoje é responsável por 60% a 63% dos PCs vendidos no país e reafirma que a companhia terá uma estrutura de preços agressiva para ganhar espaço nesse mercado, dizendo que sempre buscará a melhor relação entre custo e benefício para seus produtos.
O CEO da Lenovo, Yang Yuanqing , não esconde que o objetivo da empresa no Brasil, no momento, é ganhar participação de mercado e investir para crescer, sem se preocupar tanto com lucratividade. Uma das medidas nesse sentido é a duplicação da produção no país nos próximos 12 meses. Atualmente, a Lenovo terceiriza sua fabricação no país para Flextronics, Quanta e Compal, que, juntas, produzem 450 mil a 500 mil máquinas por ano para a empresa. A meta é fechar 2010 com a produção até 1 milhão de máquinas ao ano. A companhia, inclusive, aventa a possibilidade de abrir uma fábrica própria no Brasil no futuro.
Volta atrás
Já em relação à recompra da sua divisão de mobilidade, pela qual pagou US$ 200 milhões após vendê-la há cerca de dois anos por US$ 100 milhões, Yang justificou que quando se desfez da unidade ela apresentava problemas financeiros e agora vem registrando altas taxas de crescimento.
O executivo diz que a estratégia da Lenovo para a divisão está atrelada ao avanço do mercado de internet móvel no mundo. Para isso, adianta que atuará exculsivamente no desenvolvimento de smartphones e dispositivos móveis com acesso à internet, com o intuito de se aproveitar do rápido avanço da internet móvel no mercado. Yang explica que, inicialmente, a Lenovo irá atuar com a unidade de mobilidade apenas na China e que somente depois de se consolidar naquele mercado expandirá para outros países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.