Comissão aprova projeto de lei que obriga uso de tablets nas escolas públicas

0

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou nesta terça-feira, 10, o projeto de lei (PLS 109/2013) que estabelece que até o início do ano letivo de 2023 as escolas públicas devem disponibilizar tablets a todos os estudantes matriculados a partir do sexto ano do ensino fundamental. A proposta prevê ainda que até o início do ano letivo de 2018, pelo menos metade desses alunos tenha um dispositivo à sua disposição.

De autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), o projeto de lei também obriga as escolas a oferecerem acesso à rede mundial de computadores e a contar com programas e aplicativos de natureza didática, inclusive aqueles específicos para alunos com necessidades especiais.Também está previsto que os professores e os profissionais da educação serão capacitados, em cursos de aperfeiçoamento profissional continuado, para utilizar pedagogicamente os equipamentos.

Obstáculos

O relator da matéria na CCT, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), acredita, entrentanto, que há dois obstáculos realmente relevantes na implementação da medida, tais como financiar e articular a produção de programas, jogos e aplicativos educacionais em língua portuguesa e adaptados à nossa realidade cultural e ao nosso programa de ensino; e capacitar os professores a manejar os conteúdos e a tecnologia didaticamente, de maneira atrativa para as novas gerações, para que os tablets, quando forem entregues aos alunos, não se tornem apenas uma distração em sala e em casa.

Para incluir essas iniciativas na proposta, o senador apresentou duas emendas. A primeira diz que os equipamentos só serão entregues à escola pública cujo corpo docente tenha sido devidamente capacitado. A segunda estabelece que a União deverá realizar, em parceria com estados e municípios, pelo menos uma avaliação quantitativa do efeito do uso desses equipamentos no desempenho escolar dos alunos da rede pública. A emenda estabelece ainda que a entrega dos equipamentos deverá ser planejada para facilitar a execução da metodologia de avaliação.

O projeto agora segue para a Comissão de Educação (CE), onde receberá decisão terminativa. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.