Publicidade
Início Blogueria Gerenciamento de dados: Da F1 para o mundo empresarial

Gerenciamento de dados: Da F1 para o mundo empresarial

0
Publicidade

Na Fórmula 1, um dos principais desafios enfrentados pelas equipes é gerenciar as informações obtidas em testes, túneis de vento e nos grandes prêmios para melhorar o desempenho. A cada volta, cada carro gera até 25 megabytes (MB) de dados, que são analisados para definir os ajustes que trarão vitórias dentro e fora das pistas.

No mundo corporativo, o gerenciamento de dados também é um fator essencial. De acordo com o estudo “What Happens In An Internet Minute?”, da IDC, a cada minuto são transferidos mais de 639 mil gigabyres (GB) de dados globais de IP, são enviados mais de 204 milhões de e-mails e mais de 2 milhões de buscas são efetuadas no Google no mundo. Isso traz aos setores de TI o desafio de organizar e analisar informações para auxiliar na comunicação e na tomada de decisões das companhias.

No estudo “Tendências de Mercado”, também da IDC, é mostrado que a análise e integração de dados é uma das grandes tendências da tecnologia mundial, que possibilitará às corporações responder às demandas de forma mais ágil e segura, maximizando os resultados com menores custos.

A Lotus F1 Team enxergou este cenário em suas operações e através de seu trabalho, trouxe essa tendência tecnológica para a vida real. Atualmente, a equipe utiliza uma ferramenta única de análise de dados, criada em parceria com provedores globais de serviços de TI. Essa integração permitiu, em apenas um ano, a redução de 75% no tempo gasto com o processamento de informações e possibilitou a otimização dos processos e do rendimento da equipe. E, para o próximo ano, isso será essencial para os times de Fórmula 1, já que a Electronic Control Unit (unidade de controle eletrônico), considerada o cérebro dos carros de Fórmula 1, será oito vezes maior do que ela é hoje.

Quando essa melhoria é observada sob a ótica empresarial, é possível compreender a projeção de crescimento da integração de sistemas de 33% até 2016. Esse tipo de consolidação que reúne diversas fontes de informação em uma única plataforma pode garantir um diferencial competitivo, uma vez que permite o monitoramento constante do desempenho e o gerenciamento de dados.

Ou seja, a rápida dinâmica de troca de informações do mundo atual exige que empresas e equipes de Fórmula 1 utilizem novas ferramentas de tecnologia para alcançar os resultados traçados. Esse é um dos motivos que fez com que US$ 2 trilhões fossem aplicados somente em 2012 na área de TI. O gerenciamento e análise de dados se tornou fundamental. E é a partir dessas informações que pilotos e engenheiros podem ajustar o carro para uma determinada pista, ou diretores e altos executivos podem escolher os melhores caminhos para suas empresas.

*Hamilton Berteli é diretor de Vendas, Marketing e Inovação da Avanade Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile