Apple e IBM lançam primeiros aplicativos de negócios para o mercado corporativo

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Cinco meses depois de anunciarem uma parceria histórica para conquistar clientes corporativos, a Apple e a IBM lançaram nesta quarta-feira, 10, os primeiros produtos desenvolvidos para o sistema operacional iOS e dispositivos móveis da Apple (iPhone e iPad). Ao todo, as empresas estão anunciando dez aplicativos de um portfólio que pode incluir 100 ou mais programas que integram a plataforma IBM Mobile First for iOS. Os aplicativos, que serão oferecidos na nuvem, são voltados a tarefas específicas para várias indústrias, incluindo companhias aéreas, bancos, varejistas e empresas de telecomunicações.

Além da oferta de aplicativos de negócios voltados a usuários corporativos, o acordo entre as empresas envolve outros softwares e serviços da IBM. A gigante de TI também planeja desenvolver serviços de computação em nuvem otimizados para a plataforma Apple.

Para as companhias aéreas, por exemplo, as empresas desenvolveram um app que permite aos pilotos reunirem informações sobre planos de voo, horários e condições de tempo, bem como relatar problemas para o pessoal de terra ou decidirem sobre a economia de combustível durante o voo. Outro app possibilita que os tripulantes forneçam informações sobre o progresso da viagem ou que agentes de atendimento remarquem voos para que os viajantes não percam as conexões programadas.

"Os apps destinam-se a transformar o trabalho, cargo por cargo", disse Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior da unidade global de serviços de negócios da IBM, ao The New York Times. Os aplicativos criados em conjunto são diferentes, de acordo com Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple. "Isso porque, eles têm sido desenvolvidos a partir do zero para celular, combinando habilidades de design da Apple e conhecimento de negócios da IBM, além de dados do Google Analytics."

Analistas que viram os primeiros aplicativos ficaram impressionados, segundo o jornal americano. "Na medida em que é possível levar vários sistemas back-end para dispositivos móveis, integrá-los e entregar uma experiência de uso fácil, é potencialmente inovador", disse Van Baker, analista de pesquisa do Gartner.

Outros analistas observam que aplicativos de consumo tendem a ser concebidos para uma ou algumas tarefas. No entanto, software de negócios muitas vezes tem que processar vários conjuntos de dados diferentes. Em aplicativos móveis, isso pode se traduzir em que o usuário tenha de clicar em dezenas de telas. Mas essa complexidade parece ter sido resolvida com design da Apple. "Essa reformulação e simplificação, em grande parte, não é feita em aplicativos corporativos", disse Maribel Lopez, fundador da Lopez Research, empresa de pesquisa especializada em computação móvel.

A IBM tem trabalhado com cerca de 50 empresas no desenvolvimento de aplicativos para iOS. O Citigroup, um dos maiores bancos dos EUA, está entre eles. Outro aplicativo que está sendo lançado permite que gerentes que visitam pequenas empresas possam visualizar perfis de clientes, análisar dados de mercado, fazer recomendações personalizadas e todo o processo de pedido de empréstimo.

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