Publicidade
Início Blogueria Natal x SAC: e agora?

Natal x SAC: e agora?

0
Publicidade

De acordo com pesquisa divulgada pela E-bit, os varejistas virtuais esperam faturar mais de R$ 5,2 no Natal desse ano. O valor representa um crescimento de 22% se comparado ao mesmo período de 2013, quando o faturamento chegou a R$ 4,3 bilhões. Nas lojas físicas a situação não é diferente, já que o Natal é a época mais rentável do ano! Diante desse cenário, a alta demanda de vendas impacta diretamente nas centrais de atendimento ao consumidor. As operações se sobrecarregam para receber, na maioria das vezes, chamados sobre o status do pedido ou abertura de processos de troca e devolução. E ainda tem outro pronto: a dificuldade para acessar o SAC!

Para que as compras de final de ano não se tornem um pesadelo, é necessário haver um planejamento estratégico baseado em três aspectos: pessoas, processos e tecnologia. As três partes são igualmente importantes e devem estar bem ajustadas para que o serviço de atendimento seja bom. Sobre o primeiro ponto, é importante avaliar o tamanho e a capacidade de atendimento da equipe eassim, se for necessário, contratar e capacitar com antecedência para que não aconteçam sobressaltos.

Com os processos, é preciso entender se eles estão funcionando bem, se os seus indicadores de performance estão corretos e nunca deixar de validar se as outras áreas da empresa, que participam daqueles processos, estão de acordo, aderentes e alinhadas. Eventuais adaptações após a avaliação podem ser necessárias para atender o período. Trocas, devoluções e status do pedido são os motivos mais frequentes de chamados para as centrais de atendimento.
No aspecto tecnológico, ferramentas que permitem a multicanalidade e o autoatendimento proporcionam boas experiências aos consumidores e aumentam a escalabilidade que tanto é desejada nos SACs. Existem boas opções nas duas categorias e elas cabem em todos os tipos de orçamento e necessidades! Quando falamos de multicanalidade incluímos chat, e-mail, redes sociais, apps/mobile e SMS. Já no autoatendimento, as ferramentas são os robôs de atendimento e as FAQs.

Todas essas tecnologias permitem que os consumidores possam acessar mais e diferentes canais de contato. Essas novas ferramentas certamente são mais escaláveis e baratas do que o telefone. Dessa forma, as empresas podem lançar mão desses recursos, permitindo que atendam mais clientes em plataformas de baixo custo, ganhando produtividade e escala. E para os clientes, as lojas conseguem oferecer opções de atendimento mais ágeis e objetivas. Todo mundo ganha!

Resumidamente, o principal desafio do SAC nesse período é o planejamento. Com ele, é possível evitar que as compras de Natal se tornem um pesadelo para as empresas e para os consumidores.

Marcelo Pugliesi, CEO da Direct Talk.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile