Com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos de carga, consolidar a extração de dados e facilitar o acesso entre suas 11 filiais, a Pneubras, distribuidora de pneus com forte atuação na região Nordeste, decidiu implantar uma solução de business intelligence (BI). Após uma ampla pesquisa no mercado a escolha recaiu sobre a solução da QlikView. O projeto, que teve investimento de R$ 60 mil, foi implementado pela Inteligência de Negócios (IN), integradora de sistemas classificada como master reseller da Qlik no Brasil.
Há cerca de dez anos no mercado, a Pneubras tem acompanhado a forte tendência de uso de big data, inclusive como um aliado na conquista e retenção de clientes. Com isso, a distribuidora de pneus pretende explorar de maneira mais assertiva as informações que são geradas pelo seu negócio diariamente.
“Nosso objetivo é, por meio da consolidação e do cruzamento de dados, termos embasamento para criar ações que possam melhorar o nosso relacionamento com o nosso público. Encontramos na parceria com a IN exatamente o que esperávamos, ou seja, uma ferramenta simples, fácil e extremamente enriquecedora para o nosso negócio”, afirma Nelson Marques, diretor da Pneubras.
A implantação começou pela área comercial, que foi beneficiada pelo dashboard interativo do QlikView, composto por recursos referentes a estratégias de vendas para as tomadas de decisão. Com os resultados obtidos, outros setores passaram a pleitear a implantação da solução, que foi estendida aos departamentos financeiro e de planejamento. Com isso, a organização passou a ter acesso remoto aos comparativos entre filiais, ações de vendedores e mapeamento dos períodos de aumento de compras. Atualmente, a companhia já consegue acessar mais de mil combinações de dados.
“Nossa prioridade era ter acesso fácil e rápido aos relatórios, o que não era possível anteriormente, e o QlikView possui um layout autoexplicativo e agradável. Outro desafio era agilizar a produção de reports estratégicos e conseguimos reduzir o tempo gasto em 80%. Temos a expectativa de aumentar nosso investimento no QlikView para que seja possível alcançar resultados ainda melhores”, acrescenta Marques.
Ainda de acordo com o executivo, a IN proporcionou consultoria personalizada aos profissionais da companhia para administrarem os dashboards.