Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Plataforma que facilita logística reversa e apoia recicladores vence Startup Weekend ODS...

Plataforma que facilita logística reversa e apoia recicladores vence Startup Weekend ODS Cuiabá

0
Publicidade

Indústrias e empresas que são obrigadas pela legislação a fazerem a logística reversa de seus resíduos e as cooperativas de recicladores poderão trabalhar juntos, gerando mais reciclagem e créditos de reciclagem, que vão aumentar a remuneração de trabalhadores e cooperativas, que fazem a coleta e separação dos resíduos na capital mato-grossense

Esta foi a solução vencedora do Startup Weekend Cuiabá chamada Reverso, uma plataforma que oferece alternativa às empresas e uma nova fonte de renda aos catadores e cooperativas. As notas fiscais emitidas e referentes às vendas de resíduos às indústrias e empresas serão a base de cálculo para os créditos de reciclagem: 1 tonelada equivale a 1 crédito.
Estes créditos serão disponibilizados na própria plataforma para que empresas, que necessitam atender a lei, ou seja, realizar logística reversa, poderão adquiri-los. A startup Reverso será remunerada com 10% do valor das negociações. Desse modo, os recicladores também vão receber pelo serviço ambiental que prestam à cidade, além do valor dos resíduos coletados e vendidos. Para as empresas, o uso de créditos de reciclagem oferecerá uma solução eficiente e econômica para adequação à lei, contribuindo especialmente com o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 8 (Trabalho Descente e Crescimento Econômico).

O Brasil gera cerca de 80 milhões ton de resíduos sólidos/ano, dos quais 32% poderiam ser reciclados e transformados em dinheiro. Atualmente apenas 3% é reciclado, levantou a equipe Reverso. A startup que a plataforma pode agregar cerca de R$ 50 mil/mês a mais para todas as cooperativas de Cuiabá. Duas delas já estão cadastradas na Reverso. A solução também atende os ODS: 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

“Se o lixo pode ser devolvido, a Reverso devolve”, afirmou Fernando Holanda, um dos integrantes da equipe vencedora. A equipe recebeu um cheque de R$ 500 da Launchers Inc, parceira da Techstars e outro cheque da agência de publicidade Mercatto, que vai cuidar da gestão de marca da startup.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile