Publicidade
Início Blogueria Como a visibilidade dos dados interfere na experiência dos clientes

Como a visibilidade dos dados interfere na experiência dos clientes

0
Publicidade

A forte concorrência da economia digital de hoje tornou ainda mais essencial a diferenciação das ofertas. As organizações com uma abordagem centrada nos consumidores, por exemplo, estão ganhando destaque, com maior apelo e maior lealdade de seus clientes à marca. Eles entendem, entre outras coisas, que a experiência dos consumidores sempre foi fundamental para o seu sucesso. Mas é sempre bom lembrar que, antes do surgimento da web, as organizações tinham que trabalhar duro para garantir que suas filiais físicas fossem atraentes e os clientes gostassem de estar lá – sem falar na época em que os comerciantes locais eram reis, oferecendo um toque verdadeiramente único a cada atendimento. Enfim, a conquista de clientes sempre esteve associada ao contato pessoal.

Avançando para os dias atuais, a transformação digital levou à ascensão de uma economia sempre ativa, impulsionada por sites de entrega 24 horas por dia, serviços bancários on-line e comparação de preços, tornando mais difícil do que nunca oferecer uma experiência realmente personalizada. O progresso sempre teve suas desvantagens e não há dúvida de que, no cenário acelerado de conveniência e escolha de hoje, é difícil fornecer o mesmo nível de foco nos clientes que já esteve disponível no passado.

No entanto, ainda que a inovação digital tenha reduzido a personalização do atendimento, também é verdade que, nos últimos anos, cada vez mais organizações estão usando a tecnologia para justamente reverter esse cenário e se reaproximar dos consumidores. Recursos modernos, como os chatbots com Inteligência Artificial, podem ser usados para sugerir produtos e serviços baseados no histórico de pedidos e nos hábitos de navegação dos clientes e oferecem uma maneira de substituir os antigos sorrisos e apertos de mão por um novo tipo de personalização.

Para aplicar esses conceitos, no entanto, as organizações estão tendo que adotar infraestruturas e arquiteturas cada vez mais dinâmicas de Computação em Nuvem com ferramentas baseadas em microsserviços e contêineres. Além disso, estão mudando suas operações para modelos ágeis, como DevOps, para aproveitar ao máximo esses recursos modernos. Embora essas mudanças sejam a base do que as organizações usam para aprimorar a experiência dos clientes por meio da TI, também é verdade que essa realidade introduziu uma complexidade enorme ao dia a dia das organizações. Atualmente, existem bilhões de relações complexas dentro de uma rede de aplicativos digitais e serviços on-line, tornando a visibilidade da jornada dos clientes muito mais difícil.

Como resultado, quando um problema acontece, a equipe de atendimento aos consumidores geralmente não consegue visualizar a causa e precisa resolver a questão com base em informações limitadas. Se o problema não for resolvido rapidamente, a experiência dos clientes será ainda mais impactada e ocorre um ciclo negativo. Outro ponto é que, para impedir que o problema ocorra novamente, as informações passam por várias equipes – o que pode resultar em um “telefone sem fio”, com dados sendo perdidos durante a tradução em cada etapa da comunicação.

Para evitar esses cenários, as organizações precisam voltar ao básico da experiência personalizada original, exercida pelo humilde lojista e comerciante independente. Eles precisam conhecer seus clientes, ficar ao lado deles e ver a experiência a partir de seus olhos. Assim as empresas poderão entender o que está errado no atendimento e como isso pode ser melhorado. Alguns dos maiores varejistas do mundo levaram essa ideia tão a sério que criaram recursos personalizados que permitem uma reprodução visual e digital das jornadas de seus clientes. Os funcionários podem revisar essas jornadas para entender como os consumidores interagem com a marca e identificar em quais pontos a usabilidade pode ser melhorada.

Vale dizer que esses recursos não são aplicáveis apenas ??aos varejistas. Eles podem ser aplicados em qualquer setor em que a experiência dos clientes seja essencial. Ter visibilidade permite que as organizações vejam exatamente o que está acontecendo da perspectiva dos consumidores, aprimorando sua capacidade de responder aos problemas que surgem.

No entanto, uma repetição visual fornece apenas uma peça do quebra-cabeça. As organizações precisam poder aplicar o que estão vendo na reprodução do vídeo em um contexto mais amplo, usando-o para aprimorar as informações fornecidas pelos dados de desempenho existentes. A Inteligência Artificial pode trazer mais benefícios, permitindo que as equipes de TI analisem e identifiquem instantaneamente a raiz dos problemas que os clientes estão enfrentando. Para realmente começar a se diferenciar, as organizações devem pensar em como podem usar todo esse conhecimento para definir os indicadores para o monitoramento da experiência dos clientes.

Estamos acostumados a falar sobre indicadores relacionados a negócios ou finanças, mas dificilmente consideramos métricas comportamentais. Com a capacidade de visualizar completamente a jornada dos consumidores, as organizações podem começar a definir como deve ser a experiência ideal e definir uma “pontuação de dificuldade” para cada uma das páginas ou aplicativos da web – essencialmente, criando uma escala para o sucesso dos clientes. Com essa inteligência, as organizações podem realmente começar a oferecer experiências digitais incomparáveis.

A capacidade de se colocar no lugar dos consumidores e ver exatamente o que os afeta é fundamental para aprimorar a experiência e identificar como as entregas podem ser melhoradas. Por fim, a avaliação das métricas de performance com a percepção de uma reprodução visual da jornada de compra colocará as organizações em uma posição muito mais forte para realmente entender seus consumidores e maximizar as receitas por meio de iniciativas de transformação digital.

Como diz o velho ditado, os clientes sempre têm razão. Por isso, as organizações devem ter em mente que seus esforços precisam ser direcionados à satisfação dos consumidores, seja dentro de uma loja ou no ambiente on-line. Somente com ações digitais estrategicamente direcionadas a clientes permitirão que as empresas alcancem maior vantagem competitiva e obtenham melhores resultados de negócios, agora e no futuro.

Michael Allen, VP Worldwide Partners da Dynatrace.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile