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Gartner destaca sete elementos estratégicos para um plano de nuvem

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Conforme o uso de serviços em computação em nuvem continua a crescer, arquitetos corporativos e líderes de infraestrutura e operações (I&O) devem usar sete elementos-chave para criar uma estratégia de nuvem pragmática para suas organizações, de acordo com Gartner. “Uma estratégia de nuvem é crítica para todas as organizações e deve ser um ponto de vista conciso sobre cloud computing e seu papel na organização”, disse Raj Bala, diretor de pesquisa sênior do Gartner. “Mudar para a nuvem sem uma estratégia resulta em padrões de adoção ad hoc, resultando em custos mais altos, gerenciamento desarticulado, vulnerabilidades de segurança e insatisfação geral com os resultados.”

Os analistas do Gartner compartilharam os sete elementos principais para a formulação de uma estratégia de nuvem pragmática durante a Conferência de Operações de Infraestrutura de TI e Estratégias de Nuvem do Gartner 2020.

1. Garantir um paralelo entre a estratégia de nuvem e a estratégia de negócios

As estratégias de negócios variam significativamente entre as organizações. “É crucial para arquitetos corporativos e líderes de I&O garantirem que sua estratégia de nuvem esteja alinhada e apoie ativamente a estratégia de negócios de sua organização, independentemente de a empresa fornecer serviços ao consumidor, serviços de negócios ou outros produtos”, afirma Bala.

2. Avalie cinco tipos de risco de nuvem para lidar com segurança, conformidade e outras preocupações

Ao definir uma estratégia de nuvem, os arquitetos corporativos e líderes de I&O devem avaliar os riscos relacionados à nuvem para os cinco tipos de risco a seguir: risco de agilidade; risco de disponibilidade; risco de segurança; risco do fornecedor; Riscos de conformidade. Os possíveis riscos devem ser pesados ??contra os benefícios potenciais de uma maneira equilibrada e compatível.

“O gerenciamento de risco deve ser parte integrante de qualquer processo de estratégia de nuvem”, diz Bala. “Formular estratégias específicas de saída da nuvem antes de se comprometer com qualquer projeto de nuvem ou gerenciamento de risco do fornecedor é uma etapa fundamental para chegar a decisões de implantação de nuvem equilibradas.”

3. Questionar a redução de custos como principal motivador para a adoção da nuvem

Uma das perguntas mais frequentes sobre a nuvem feitas pelos clientes do Gartner é: “A nuvem é realmente mais barata?” Responder a isso requer uma abordagem diferenciada, já que o custo total depende do tipo de serviço em nuvem e das características das cargas de trabalho e das circunstâncias específicas da organização.

“Como a maioria das organizações ganhou experiência com implementações de nuvem reais, os benefícios são mais em inovação e velocidade, ao invés de custo,” disse o Sr. Bala.

4. Planejar rotas potenciais para a nuvem

Para muitas organizações, uma estratégia de nuvem deve planejar várias rotas possíveis para a nuvem, como:

• Rehosting é usado para mover um aplicativo com esforço mínimo. Isso também significa mudanças mínimas e, portanto, benefícios mínimos, já que a maioria dos aspectos do aplicativo permanecem os mesmos.

• A refatoração é usada para aproveitar as vantagens de serviços como bancos de dados gerenciados em nuvem, em vez de migrar bancos de dados existentes para a nuvem e continuar a gerenciá-los internamente, mas em outro lugar.

• A reconstrução é usada para recriar um aplicativo estratégico com uma arquitetura nativa da nuvem que permite o uso de escalabilidade elástica e modelos de precificação de nuvem pay-per-use.

5. Compreender o modelo de responsabilidade compartilhada da nuvem

Uma mudança fundamental introduzida pela computação em nuvem é o conceito de modelo de responsabilidade compartilhada.

Na nuvem, as responsabilidades do provedor são definidas pelos recursos e capacidades do serviço em nuvem que está sendo oferecido. A responsabilidade da organização do cliente é alavancar os recursos do serviço em nuvem dentro dos próprios processos da organização para obter o resultado desejável.

“Os clientes da nuvem precisam entender claramente o que podem esperar de seu provedor e o que é sua própria responsabilidade. Além disso, como habilidades e experiência são essenciais para o uso responsável dos serviços em nuvem, as organizações devem facilitar o treinamento, a educação e, eventualmente, a certificação de sua equipe usando os serviços em nuvem ”, afirma Bala.

6. Diferencie a abordagem para as três áreas típicas de adoção de nuvem corporativa

O Gartner observou três áreas distintas de adoção da nuvem: adoção de software como serviço (SaaS) para acesso rápido à funcionalidade padrão moderna; adoção de plataformas de infraestrutura em nuvem (CIPS) para a construção de novas funções exclusivas; e a migração de aplicativos atuais e legados.

Ao formular sua estratégia de nuvem, os arquitetos corporativos e líderes de I&O devem ter uma visão holística que aborde as compensações que devem fazer entre o controle operacional e o gerenciamento. A abordagem deve ser avaliada para cada aplicativo implantado na nuvem.

7. Abrace o papel mutante do departamento de TI

“Não importa qual estratégia de nuvem os arquitetos corporativos e líderes de I&O decidam, a estratégia envolverá uma mudança no papel de sua organização de TI interna”, afirma Bala. “Normalmente, isso leva à nomeação de um arquiteto de nuvem, estabelecendo um centro de excelência em nuvem e configurando um grupo de corretores de serviços de nuvem que faz a ligação entre as partes interessadas de negócios e os provedores de serviços em nuvem.”

Com o tempo, o departamento de TI pode adotar uma função em relação aos serviços em nuvem, comparável à do departamento de RH em relação aos recursos humanos. “A TI pode facilitar cada vez mais os departamentos de negócios com experiência digital para selecionar e aproveitar os serviços de nuvem certos”, diz Bala.

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