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e-Commerce brasileiro tem alta de 69,52% em novembro

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Com as promoções da Black Friday, o e-commerce segue em crescimento no Brasil. Ao comparar os meses de novembro e outubro deste ano, o setor teve alta de 69,52% no faturamento. Considerando a mesma base comparativa, as vendas também registraram expansão: 51,98%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

“Podemos observar uma significativa movimentação em novembro, pois a grande maioria das grandes lojas adotaram as promoções desde o início do mês, não concentraram apenas na data da Black Friday”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online

Quando a avaliação das vendas online é referente ao mês de novembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 15,66%. Já no acumulado do ano, a alta é de 62,84%.

Em relação aos dados de vendas praticadas pela internet, observando por região, na comparação entre novembro e outubro, o desempenho foi: Norte (64,21%); Nordeste (60,70%); Centro-Oeste (58,04%); Sudeste (49,53%); e Sul (49,17%).
No acumulado do ano, todos seguem em alta: Norte (90,19%); Centro-Oeste (85,82%); Nordeste (82,98%); Sul (69,12%); e Sudeste (54,43%).

Faturamento

Na métrica de faturamento, ao comparar os meses de novembro (2021 e 2020), o crescimento foi de 19,29%. No acumulado do ano, segue em boom: 87,91%.
Os resultados por região, usando a base de comparação entre os meses de novembro e outubro, foram: Norte (79,16%); Centro-Oeste (78,35%); Nordeste (72,53%); Sul (69,79%); e Sudeste (66,99%).

No acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (111,66%); Norte (103,78%); Nordeste (100,21%); Sul (99,45%); e Sudeste (78,67%).
Participação do e-commerce no comércio varejista
Em outubro de 2021, o e-commerce representou 11,3% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 11,7%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 8 de dezembro.

Categorias

Em outubro de 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,7%); móveis e eletrodomésticos (27,6%); e tecidos, vestuário e calçados (10,2%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,8%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,7%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,8%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,2%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Consumidores Online

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

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