Publicidade
Início Notícias Negócios Siemens amplia soluções Digital Enterprise para Indústria 4.0

Siemens amplia soluções Digital Enterprise para Indústria 4.0

0
Klaus Helmrich, Mitglied des Vorstands der Siemens AG, auf der Siemens-Pressekonferenz der SPS IPC Drives 2018. / Klaus Helmrich, Member of the Managing Board of Siemens AG speaking at the Siemens press conference at the SPS IPC Drives 2018.
Publicidade

Com a maior integração de tecnologias como inteligência artificial (IA) e edge computing em seu portfólio, a Siemens está preparando o caminho para o futuro da indústria. Presente na feira SPS Drives IPC, na Alemanha, entre os dias 27 e 29 de novembro, a companhia alemã apresentou uma série de inovações e aplicativos específicos do setor, incluindo dispositivos de automação que utilizam inteligência artificial em máquinas de produção e fábricas de processamento, além de conceitos de rede integrada, promovendo o uso de soluções inovadoras de automação e software.

“Um número cada vez maior de indústrias, em particular as de pequeno e médio porte, está em processo de transição para a Indústria 4.0, melhorando sua posição competitiva com soluções digitais”, explicou Klaus Helmrich, membro do Conselho de Administração da Siemens AG, na feira SPS Drives IPC. “Isso se aplica a todos os setores industriais com demandas de mercado em constante mudança, em que os produtos precisam ser fabricados com velocidade e flexibilidade crescentes e em quantidades reduzidas”.

Industrial Edge é um conceito criado pela fabricante para as indústrias de processos e de manufatura discreta, que permite o processamento de dados nas máquinas, como complemento ideal para a computação na nuvem, utilizando o MindSphere, o sistema operacional de IoT aberto da Siemens.

Os usuários podem se beneficiar com a integração e flexibilidade que o sistema permite para a análise de dados em campo ou na nuvem, dependendo dos requisitos.

A Siemens fornece suporte adicional aos seus clientes, realizando a transformação digital com a integração de tecnologias de IA. Os aplicativos iniciais com IA já foram implementados com sucesso nas próprias instalações da companhia; por exemplo, na Siemens Electronics Factory em Amberg.

Lá, os dispositivos edge computing que operam com IA são usados para implementar medidas de manutenção preditiva, reduzindo em 100% as paradas não programadas das máquinas devido a danos no rolamento do motor em fresadoras equipadas com placa de circuito impresso.

Além disso, há o lançamento de um novo módulo com chip integrado habilitado para IA para o controlador Simatic S7-1500. Essa novidade permite que funções como controle de qualidade e processos de manuseio realizados por robôs sejam otimizados com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina.

As inovações apresentadas na feira incluem a série de conversores de frequência SINAMICS G120X, que foi otimizada para uso em bombas e ventiladores no setor de infraestrutura. Com o SINAMICS Connect 300, os drives também podem ser conectados ao MindSphere, permitindo a otimização de processos e estratégias de manutenção por meio da análise de dados operacionais coletados de conversores, conjunto de acionamento e máquinas.

O Sidrive IQ é uma plataforma digital oferecida pela Siemens para a análise e utilização de dados de sistemas de acionamento. Com base nos sistemas de acionamento da Siemens conectados em rede, esse aplicativo baseado na nuvem também está disponível para motores e conversores de média e alta tensão.

A Siemens também apresentou três novos pacotes de aplicativos para o MindSphere: Connect & Monitor, Analyze & Predict, Digitalize & Transform, todos incluindo serviços de consultoria abrangentes.

Esses itens permitirão que os usuários façam uma implementação ainda mais rápida e mais simples de projetos de IoT (Internet das Coisas), por exemplo, acelerando a conexão, análise e otimização de ativos e prevendo e prevenindo paradas não programadas da fábrica. Eles também simplificarão o desenvolvimento de novos serviços e modelos de negócios.

O crescente ecossistema em torno do MindSphere deve trazer ainda mais benefícios aos usuários, permitindo um alto nível de flexibilidade na escolha da infraestrutura (Amazon Web Services, Microsoft Azure e Alibaba Cloud). Ao adquirir a Mendix e sua plataforma de desenvolvimento low-code, a Siemens ajuda, em particular, as empresas de pequeno e médio porte a desenvolver seus próprios aplicativos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile