Publicidade
Início Notícias Comunicações ABRINT identifica mais de 500 municípios que possuem backhaul de fibra sem...

ABRINT identifica mais de 500 municípios que possuem backhaul de fibra sem conhecimento da Anatel

0
Publicidade

A ABRINT – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações vem trabalhando há mais de um ano na atualização de munícipios que possuem o backhaul de fibra. Como a Agência Nacional de Telecomunicações não possui uma lista atualizada com essas informações, a entidade disponibilizou uma ferramenta que permite aos provedores regionais associados informarem se realmente há ou não a rede na localidade.

O trabalho é importante porque permitirá ao órgão regulador alocar as contrapartidas de investimento em backhaul de fibra dos vencedores da faixa exclusivamente aos municípios que realmente ainda não têm essa infraestrutura, atendendo dessa forma o objetivo da política pública que é melhorar a conectividade do País. Além disso, se evitará a duplicação de infraestrutura de rede, o mau uso de dinheiro público e a promoção de um desequilíbrio competitivo aos prestadores que já atuam nessas cidades.

No mapa integrado na página da Abrint, é possível clicar nos estados brasileiros e saber quantas e quais cidades não possuem o backhaul de fibra. De acordo com os dados da Anatel, 19 cidades em Rondônia não possuem a rede, mas com a atualização feita pela ABRINT foi possível observar que destes municípios, 12 já possuem o backhaul.

“A ausência de backhaul de fibra nos municípios é um gargalo natural para o oferecimento de velocidades superiores aos usuários finais. Nesse sentido, uma das contrapartidas de investimento do leilão é colocar essa rede nos municípios que hoje são atendidos por rádio. O que estamos fazendo agora é informar em quais dessas cidades os provedores regionais possuem backhaul de fibra para evitar que a Anatel obrigue as vencedoras do leilão a fazer esse investimento sem e com dinheiro público, já que esses recursos estão sendo descontados dos preços das faixas”, explica Alessandra Lugato, Diretora Executiva da ABRINT.

Minas Gerais é um dos estados que mais precisa desse investimento. Mesmo assim, das 431 cidades que a Anatel informa não ter o backhaul de fibra, 166 delas já possuem, o que representa uma atualização de 38,5% dessa lista. Já no Rio Grande do Sul, dos 93 municípios que aparecem sem a rede pela Agência, 61 foram atualizadas por meio da consulta realizada pela ABRINT como locais que já possuem a fibra.

“Essa campanha que a associação vem fazendo para atualizar as cidades que possuem ou não o backhaul de fibra, é de extrema importância para que a Anatel seja assertiva na alocação das obrigações de investimento. Quanto mais provedores regionais entrarem na plataforma e nos ajudarem com essa atualização, mais números reais e concretos teremos para compartilhar”, expõe Lugato.
A atualização é disponibilizada em tempo real e pode ser acessada em: https://abrint.com.br/leilao5g/.

O que é backhaul? 

Backhaul é o termo usado para o segmento da rede que chega até os municípios, interligando-os com os backbones. São as ramificações do backbone que fornecem Internet às redes menores, como as dos provedores regionais, por exemplo.

Já Backbone são as redes utilizadas pelas operadoras para fornecer Internet para outras redes menores. São os grandes links de transmissão de dados a partir dos quais saem ramificações para atender outras redes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile