Publicidade
Início Segurança Cases Copercana adota soluções de monitoramento e recuperação de desastres

Copercana adota soluções de monitoramento e recuperação de desastres

0
Publicidade

Após passar por um processo de modernização total de gestão de TI, cinco anos atrás, a Cooperativa de Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) adota as soluções VMware vSphere with Operations Management vSOM e VMware vCenter Site Recovery Manager, da VMware, para garantir proteção do investimento, além de aumentar a disponibilidade operacional, aproveitar a capacidade instalada e se proteger de desastres. O monitoramento do desempenho e a gestão de todo o parque de TI virtualizado em dois hosts contingenciados é agora realizado por meio da nuvem privada, com garantia de qualidade.

A partir do momento em que passou a operar sua rede com 30 servidores virtuais, a Copercana recorreu à parceira Safetyware para um projeto de gestão automatizada. A principal necessidade era aumentar a disponibilidade operacional. Faltavam recursos em sua estrutura tecnológica, que estava limitada, para atender novas demandas de negócios. Havia também urgência em instalar uma solução que garantisse alto nível de disponibilidade operacional. Outra necessidade era atualizar a capacidade de processamento, que estava se esgotando diante da demanda.

Foi realizado, então, um plano de capacidade da rede para suportar o aumento de demanda por cinco anos. De forma conjunta, a VMware e sua parceira Safetyware, propuseram um modelo de site backup que garantisse failover – quando um servidor assume o papel de outra que falhou – e failback – recuperação da falha do servidor e volta ao trabalho – de forma simples. Era imprescindível ao projeto fornecer SLA (garantia de nível de serviço) de performance, disponibilidade das aplicações e a proteção do investimento.

Para atender a todas as exigências do projeto, foi sugerida a implantação das soluções VMware vCenter Site Recovery Manager e VMware vSphere with Operations Management. A primeira automatiza o processo de recuperação de desastres e facilita gestão e teste de planos de recuperação. Já a segunda, mantém a plataforma de virtualização mais confiável, a vSphere, com operações inteligentes, monitoramento de desempenho e gerenciamento de capacidade.

A combinação das duas soluções visa impedir a inatividade do data center antes que ela ocorra, o que oferece disponibilidade máxima do ambiente virtual. O ambiente de TI da Copercana estaria consolidado a preservar o investimento por mais um longo período. “A aceitação do projeto se deu de forma natural, já que éramos usuários satisfeitos de soluções VMware. Agora, dobramos a capacidade de processamento de nossa rede e ganhamos muito mais espaço físico e eficiência energética”, explica Antonio Vitor Moretti, gerente de TI da Copercana.

Impacto nos negócios

Em um primeiro momento, o melhor resultado percebido pela equipe de TI da Copercana foi o aumento significativo do poder de processamento e de gestão do data center. A economia de energia e de espaço físico para acomodar o parque instalado é outra vantagem apontada por Moretti. “Além desses pontos, contou muito o cumprimento do cronograma de implantação e a superação de nossas expectativas”, comenta o gerente.

À medida que a operação do data center atingiu seu pico, os usuários sentiram que a capacidade de a TI oferecer serviços sob demanda se tornou muito mais rápida. A soma desses ganhos proporcionou à sua equipe redução de atividades de manutenção fora do horário operacional, além de melhoria na rastreabilidade e correção de riscos. Indiretamente, foram minimizados os impactos ao meio ambiente.

Olhando para o futuro

Considerada um modelo de cooperativismo rural, ela o tem como objetivo agregar os agricultores da região e promover a mais ampla defesa de seus interesses. Fundada em 1963, estimula o desenvolvimento socioeconômico dos cooperados por meio de fornecimento de produtos agropecuários, das vendas em comum da sua produção e da prestação de serviços agrícolas. A cooperativa conta com mais de 6 mil cooperados e mais de 1,2 mil funcionários. Os administradores da rede da Copercana preveem aumentar a base de servidores virtuais à medida que a demanda exigir.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile