Facebook desenvolve novo projeto de switch de rede open source

0
5

O Facebook está no meio de um grande projeto de desenvolvimento de um novo switch de rede que promete tornar muito mais baratas a criação e a manutenção de infraestruturas de redes, o que pode se tornar um calcanhar-de-aquiles para a Cisco, a líder desse mercado, avaliado em cerca de US$ 23 bilhões, com mais de 60% de participação, segundo o site Business Insider.

Trata-se do switch modular chamado "6-pack", um dispositivo bem diferente dos demais controladores de switches existentes no mercado, desenvolvido com base um equipamento de rede que o Facebook introduziu no mercado em junho do ano passado, chamado de Wedge.

O Wedge é um hardware bem diferente de outros controladores de switches existentes no mercado, justamente por ser open source. Em vez de possuir processadores, moduladores e firmware produzidos por uma única empresa, todo o sistema pode ser alterado pelos desenvolvedores. Segundo o Facebook, isso faz parte de um grande ideal de desagregação da tecnologia envolvida na infraestrutura de redes.

Com o 6-pack, o Facebook inventou uma maneira de empilhar várias unidades do Wedge juntas. Para expandir a rede, basta adicionar mais módulos à caixa, o que dá à rede maior capacidade para lidar com mais dados. Isso permite que a rede cresça de acordo com as necessidades da empresa. O 6-pack também faz parte de uma nova tendência de rede chamada "networking definida software" (SDN, na sigla em inglês).

O Facebook não vai vender o swith 6-pack, já que ele é parte do projeto de tecnologia Open Compute Project (OCP). Os membros do OCP estão redesenhando todos os tipos de hardware de data centers para torná-los mais rápidos, mais fáceis de corrigir e mais ecológicos. Qualquer um é livre para contribuir com o projeto.

A Cisco tem a sua própria oferta de rede definida por software, o Nexus 9000, que está vendendo bem, segundo a empresa. É um switch mais rápido e potente. Além disso, empresas como HP e Juniper também têm ofertas SDN. Procurada pelo site, a Cisco não quis comentar o assunto, embora no passado ela tenha declarado que não está preocupada com esses tipos de projetos.

Para a fabricante de equipamentos de rede, uma empresa típica não seria potencial usuária desse tipo de hardware já que não tem escala para fazer valer a pena optar por um switch com o 6-pack. Mas as empresas de internet como o próprio Facebook, Microsoft e Rackspace certamente estão interessadas nessa nova maneira de construir redes.

Deixe seu comentário