Pontomobi publica "Guidelines da Criação"

0

A Pontomobi, empresa de mobile, acaba de lançar a primeira edição do "Guidelines da Criação", um conjunto de pontos importantes para profissionais que atuam com criação e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. A publicação, disponível para download, traz dicas importantes, que visam garantir a concepção de sites e aplicativos móveis que proporcionem a melhor experiência possível para os usuários.

"Nenhuma tecnologia impactou tanto o cotidiano das pessoas quanto a mobile. São vários serviços e funcionalidades convergindo em um único aparelho, em um universo que está em constante evolução. Por isso, após sete anos desenvolvendo para o mercado mobile, compilamos algumas práticas que norteiam o nosso trabalho. Creio que toda essa experiência pode dar luz aos profissionais da área que procuram entender melhor o ambiente dos dispositivos móveis. Vejo que essas soluções que reunimos são princípios básicos para se desenvolver bons projetos", explica Octávio Maron, VP de Criação da Pontomobi, ao destacar que a publicação também traz referências, como sites para consulta e exemplos de aplicativos.

1º guideline: Inovarás a cada projeto: a tecnologia precisa se adaptar ao usuário, e não mais o inverso. Por isso, ao se desenvolver um app, é fundamental pensar nas melhores formas de interação.

2º guideline: Lembrarás que Mobile é Mobile e considerarás seu contexto e possibilidades de uso: um dos grandes erros é achar que um site móvel é apenas uma versão menor do site para desktop. Aproveite os recursos do aparelho, de forma a garantir a melhor experiência possível para o usuário.

3º guideline: Considerarás o Mobile como uma extensão do corpo humano: explore o máximo possível todos os sentidos, não só a visão, aproveitando os recursos do próprio aparelho, como câmeras, sensor de luminosidade, áudio, reconhecimento de voz e acelerômetro (que identifica a posição do aparelho).

4º guideline: Respeitarás cada aparelho e sistema bem como suas especificidades: é muito importante entender as diferenças entre aparelhos e, principalmente, entre sistemas operacionais. Busque saber mais sobre formas de navegação e integração de cada um, o que inclui elementos-padrão, tamanhos e resoluções de tela, entre outros aspectos.

5º guideline: Entenderás o conceito de Flat Design: trata-se do conjunto de práticas que deve ser empregado em diferentes aspectos do app, especialmente no que diz respeito à clareza dos elementos e simplicidade do layout.

6º guideline: Manterás a legibilidade das fontes: é importante ter em mente as proporções da tela do aparelho. Ao usar fontes menores, evite as serifadas e tenha cuidado com o espaçamento, mantendo uma área de toque de, pelo menos, 80 pixels.

7º guideline: Pensarás nas animações e como elas podem ajudar a transmitir sua mensagem: animações podem ser muito úteis para orientar quem usa o app. Mas, em excesso, podem cansar e poluir. Por isso, baseie-se no mundo real para se comunicar de igual para igual com o usuário.

8º guideline: Deverás falar a mesma língua que o usuário: Traduza a mensagem para a linguagem verbal, comunicando-se com o usuário de acordo com o perfil dele.

9º guideline: Farás do desenvolvedor seu melhor amigo: Outro ponto imprescindível é que haja entrosamento entre as áreas técnica e gráfica. Apesar de desenvolvedores e designers possuírem estilos de trabalho diferentes, precisam entender que exercem funções complementares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.