Segurança para IoT: crescente preocupação dos consumidores e oportunidade para operadoras

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O crescimento do setor de segurança na Internet para o consumidor de banda larga comum é relativamente estável, mas a Internet das Coisas (IoT) e a adoção de dispositivos conectados – de smartphones e assistentes virtuais, passando por aparelhos eletrodomésticos e câmeras de vigilância – crescem exponencialmente. O mundo conta hoje com mais dispositivos online do que pessoas. A IDC divulgou que haverá 41,6 bilhões de dispositivos conectados até 2025, gerando 79,4 zettabytes de dados.

Qualquer objeto que se imagine pode, teoricamente, entrar para o mundo IoT. Isso significa que os problemas de segurança tendem a se tornar cada vez mais comuns. Este ecossistema em expansão cria uma lacuna entre a quantidade de dispositivos conectados não seguros e a quantos deles estão sendo realmente protegidos. O resultado é que os consumidores demonstram-se cada vez mais preocupados com a segurança de seus dispositivos, o conteúdo que acessam e criam e, finalmente, um maior interesse por soluções de segurança para IoT.

Para entender melhor a expectativa dos consumidores e as oportunidades para as operadoras de banda larga, a Allot, fornecedora de soluções de inteligência e segurança de rede para provedores de serviços, entrevistou 1.261 pessoas em 10 países, com idades entre 18 e 60 anos, sobre o conhecimento e as preocupações relacionadas à segurança dos dispositivos conectados.

Principais aprendizados

Os resultados demonstram que 50% dos consumidores estão preocupados com a perda de privacidade ou com ataques cibernéticos e 74% preocupam-se com a possibilidade de brinquedos conectados serem capazes de possibilitar a espionagem e até a comunicação com crianças, sem conhecimento dos pais;

Quando perguntados de quem os consumidores comprariam serviços de segurança, 73% dos entrevistados expressaram uma preferência. Destes, apenas 22% escolheriam as suas próprias operadoras de internet. Isso significa que apenas 16% da amostra total, indicaram uma preferência pelo provedor de internet como fornecedor de segurança.

Os resultados da pesquisa encomendada pela Allot confirmam que os provedores de internet são uma segunda opção, quando comparados às três principais marcas de segurança virtual voltadas ao consumidor. Os números apontam ainda as operadoras têm uma oportunidade enorme de incrementar suas receitas oferecendo, além dos serviços de internet, soluções de segurança para a Internet das Coisas.

Prova disso é que 66% das famílias que possuem de 1 a 10 dispositivos estão dispostos a pagar, em média, US$ 4,90 por soluções de segurança, enquanto 84% das famílias com mais de 10 dispositivos pagariam 6,16 dólares para assegurar a proteção.

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