Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Associação pede mudanças no Marco Legal das Startups

Associação pede mudanças no Marco Legal das Startups

0
Publicidade

O presidente Rodrigo Afonso, da Associação Dínamo, grupo de advocacy para políticas públicas para os ecossistemas de startups e inovação do Brasil, que conta com membros representantes de startups como a ABS (Associação Brasileira de Startups), Anjos do Brasil, ABVCAP, Google, Facebook, Amazon, Startup Farm, Baptista Luz Advogados, Derraik Menezes Advogados e STATE, vem por meio desta nota técnica em anexo nos manifestar em relação à PLC 249/2020, referente ao Marco Legal das Startups.

Em parceria com as entidades acima citadas, escrevemos nossas manifestações consolidadas na nota técnica em anexo com o objetivo de aprimorar o texto enviado pela Câmara e agora em relatoria com o excelentíssimo Senador.
Entendemos que há avanços na proposta que foi entregue ao senhor, porém entendemos que há necessidade de maiores avanços e ajustes na proposta para que ela seja mais efetiva e de fato atinja seus objetivos de colocar o país em um patamar mundial de desenvolvimento do ecossistema de startups de nosso país.

Resumimos aqui os pontos colocados na nota técnica:

1- Não consideração de Stock Options como remuneração. Entendemos que a emissão de opções de ações por startups não deve ter natureza remuneratória e sim mercantil. Caso contrário, haverá um aumento da carga tributária em relação à prática usual, tornando mais cara e complexa sua utilização. Esse entendimento está em linha com jurisprudência do CARF e e da própria Receita Federal.

2- Equiparação tributária do investimento em startups. Apesar do alto risco e grande benefício social do investimento em startups, ele é tributado no ganho de capital de forma desproporcional em comparação a outros investimentos, como em LCIs/LCAs ou ações em bolsa. Além disso, atualmente é mais vantajoso tributariamente para investidores brasileiros investirem em startups de outros países.
Entendemos que é urgente e necessária a equiparação tributária e que seu efeito será positivo na arrecadação, sem ferir a lei de responsabilidade fiscal, conforme já ficou comprovado por estudo elaborado pela consultoria internacional Gran Thorton, em parceria com a associação Anjos do Brasil. O estudo aponta que não só não há perda de arrecadação com a medida, mas sim um aumento de até 2,2 vezes desta, em função dos efeitos do aumento desses investimentos na economia.

3- Enquadramento de startups constituídas como S/As no Simples Nacional . O PLC traz avanços na simplificação de sociedades anônimas, com a dispensa de publicações e possibilidade do uso de livros digitais. Entendemos que a S/A traz o regime societário mais adequado para startups, em função dos mecanismos de governança que oferece. Apesar de pequenas inicialmente, startups são projetadas para ter alto crescimento e contam geralmente com o capital de investidores externos, que necessitam de um regime de governança e definição clara de responsabilidades que não é bem atendido nas sociedades limitadas. Por outro lado, atualmente S/As não podem se enquadrar no regime fiscal do Simples, mesmo que estejam dentro das faixas de faturamento de micro e pequenas empresas. Isso tornará as simplificações da S/A propostas no PLC inócuas para startups, já que ao se tornarem S/As, elas perderiam o benefício fiscal do Simples. Defendemos que startups constituídas como S/As devem poder participar desse regime.

4- Possibilidade do uso de livros digitais e dispensa de publicações independente do número de acionistas da startup. Finalmente, entendemos que é inadequada a limitação para S/As com até 30 acionistas para utilização de livros digitais e dispensa de realizar publicações em veículos de comunicação. Isso porque é cada vez mais comum a utilização da modalidade de equity crowdfunding instituída pela CVM para investimento em startups. Por esse modelo, diversos investidores podem aportar pequenas quantidades de capital em startups utilizando ferramentas online, o que resulta, após a conversão das participações em S/As com grande número de acionistas, que pode chegar à casa das centenas. Ironicamente, esse grupo de startups com muitos acionistas é justamente aquele que mais poderia se beneficiar da digitalização dos livros de ações e processos, já que além de numerosos, os investidores residem em diferentes regiões do país, o que torna o processo de assinatura física de livros de ações ainda mais complexo e oneroso.
Além disso, as plataformas de equity crowdfunding já possuem um canal digital de relacionamento direto com os investidores, que se mostra muito mais efetivo e eficiente para a comunicação com os mesmos do que publicações em jornais e outros veículos de comunicação.

Esperamos que com este material possamos contribuir para melhoria do texto e consequentemente do ecossistema de inovação e startup do Brasil. Nos colocamos à disposição para apoiar sua equipe em eventuais dúvidas que possam surgir e para revisão da versão do texto final a ser enviada ao plenário do senado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile