Publicidade
Início Notícias Comunicações Governo instala rede Wi-Fi na comunidade quilombola de Alcântara (MA)

Governo instala rede Wi-Fi na comunidade quilombola de Alcântara (MA)

0
Publicidade

A Agrovila Pepital, comunidade quilombola localizada nos arredores da Base de Lançamento de Foguetes em Alcântara (MA), recebeu um ponto de internet do programa Wi-Fi Brasil. O serviço, que oferece conexão de alta velocidade e ilimitada, foi disponibilizado à população local durante a cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural e residencial, realizada nesta quinta-feira (11/2). Os documentos foram entregues pelo presidente Jair Bolsonaro e beneficiou mais de cem famílias.

O local escolhido para a instalação do ponto abriga comunidades que viviam próximas a onde hoje está instalada a Base de Alcântara, e que tiveram de ser realocados para a construção da estrutura de lançamento, posicionada estrategicamente próxima à linha do Equador, o que proporciona significativa economia de combustível durante o lançamento de veículos espaciais. A Agrovila Pepital reúne 110 famílias e cerca de 460 habitantes.

A conexão é oferecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Telecomunicações (SGDC) e instalada pela Telebras. A estrutura do ponto inclui uma antena direcionada para o satélite e roteador de alta capacidade, com um raio de alcance de 200 metros, que oferece internet de 20 mega a 80 usuários simultâneos. No Maranhão, 1.496 antenas já foram instaladas no âmbito do programa Wi-Fi Brasil, sendo 1280 em escolas.

O programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, conta com a parceria da Telebras, e tem como objetivo levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão. A meta é cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

Atualmente, há cerca de 13 mil pontos do programa espalhados por quase 2.900 cidades brasileiras. Os equipamentos públicos mais atendidos são as escolas, onde estão instaladas mais de 9.600 antenas, especialmente em regiões rurais, além de postos de saúde, com 1.200 unidades. O programa atende também aldeias indígenas, quilombos, telecentros, postos de fronteira, entre outros

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile