Publicidade
Início Notícias Comunicações Novo anel óptico amplia capacidade de Internet nos estados de São Paulo...

Novo anel óptico amplia capacidade de Internet nos estados de São Paulo e Paraná

0
Publicidade

A Ava Telecom anuncia investimentos na expansão da sua rede, de modo a atender melhor à crescente demanda de provedores de Internet locais (ISPs), motivada sobretudo pelo home office e pelo maior tempo que os usuários têm passado em casa durante o período de quarentena.

Já em operação, um novo anel de fibra ótica liga Campinas a Ourinhos, passando por importantes cidades como Conchas, Botucatu e Bauru, indo até a fronteira com o Paraná, criando uma nova interligação entre os dois estados e possibilitando novos anéis de redundância. São 600 km de rede a mais, com capacidade ativa de 1,2 Tbps, servindo a cerca de 50 provedores locais, que levam Internet para 16 novas cidades. Assim, a rede da Ava Telecom passa a ser a única na região Oeste do estado de São Paulo que conta com redundâncias, rotas alternativas a partir de Ourinhos, via Paraná.

Além disso, a Ava Telecom está duplicando a capacidade de tráfego de sua rede atual, que passa a contar com até 4 Tbps, ligando diretamente o interior do estado aos PTTs (Pontos de Troca de Tráfego) em Barueri, com um novo anel de redundância na Anhanguera e na Bandeirantes, o que traz ainda maior estabilidade e segurança para a operação. A nova estrutura de rede foi planejada para atender aos novos datacenters Ascenty e Equinix 4, que se somam ao Tellium e ao Equinix 2, que já faziam parte da rede. A estrutura também já está dimensionada para atender a futura abertura dos datacenters Scala e Equinix 3.

Para Paul Sassine, CEO da Ava Telecom, “o investimento em infraestrutura de rede no interior do país é motivado, sobretudo, pelo crescimento sustentável da demanda, decorrente não apenas do aumento do tráfego durante a quarentena, mas também do excelente desempenho dos provedores locais, cada vez melhores preparados para atender às demandas de pessoas e empresas, diversificando sua oferta e modos de atuação “.

Fundada em 2013, a Ava Telecom tornou-se referência em conexão de alta capacidade, possibilitando o tráfego de rede para inúmeros ISPs do estado de São Paulo. Seu backbone interliga de forma redundante grande parte dos municípios do estado, conectando-os diretamente aos principais PTTs do país.

Iinveste continuamente na construção de redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) para agregar mais capacidade de transmissão à sua malha óptica, com mais de 2.000 quilômetros no estado de São Paulo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile