TIM investe para ampliar oferta de serviços IoT com o 4G no país

0
78

Operadora com a maior rede de Internet das Coisas no Brasil, com mais de 3.460 cidades cobertas com a tecnologia NB-IoT (Narrow Band em IoT), a TIM acaba de validar o funcionamento de novos de módulos de comunicação fabricados pela Telit que possuem uma maior capacidade de transmissão de dados, eficiência energética e mobilidade. Os primeiros testes foram realizados em laboratório, e mostraram velocidades cinco vezes maiores de download e upload. Os módulos, menores e de melhor custo-benefício, poderão ser usados para melhorar o desempenho de soluções que dependem da tecnologia NB-IoT para transmissão de dados, como dispositivos de monitoramento de lavouras e sensores de solo, no agronegócio.

De acordo com Paulo Humberto Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, a evolução dos serviços de conectividade e dos módulos já testados e produzidos alavanca a criação de novos modelos de negócios junto as empresas Brasileiras que estão investindo em IoT: viabilizamos a conexão entre equipamentos com o NB e queremos conectar um maior número de dispositivos com segurança, qualidade, baixíssimo consumo energético e maior cobertura. Ao oferecer uma das principais tecnologias globais em uso para o mercado de Internet das Coisas, garantimos também mais compatibilidade com equipamentos e presença em mercados distintos, como agronegócio, serviços financeiros e mercado automotivo. Todos, que, de alguma forma, tem na conectividade entre equipamentos funcionalidades essenciais."

Para Silmar Palmeira, diretor de Arquitetura, Inovação e Tecnologia da TIM Brasil, a tecnologia permitirá ampliar a oferta de conectividade, incluindo serviços para cidades inteligentes e utilities, como iluminação inteligente, logística, segurança pública e telemetria, além de diversas outras aplicações que demandem conectividade eficiente e módulos com bateria de longa duração. "A parceria com a Telit nos permite oferecer equipamentos com mais funcionalidades, como ter mais dispositivos compatíveis para a mesma rede. Investimos em um ecossistema de inovação para permitir transações com mais rapidez nos aplicativos e um aumento substancial na satisfação de clientes", resume.

"Nosso módulo ME310G1-WW se torna a opção mais compacta e de melhor desempenho disponível a clientes TIM Brasil que procuram uma integração entre empresas e operadoras em uma rede IoT de alta performance. Estamos satisfeitos com os testes realizados com a TIM e com a possibilidade de apresentar uma solução inovadora ao ao mercado brasileiro", declarou Manish Watwani, Chief Marketing and Product Officer da Telit.

Deixe seu comentário