Cartão de TODOS investe na digitalização da sua operação

0

Seguindo o projeto de digitalização de sua base de mais de 14 milhões de filiados no ciclo 2021-2022, o Cartão de TODOS, um dos maiores cartões de descontos do Brasil – com serviços prestados nas áreas de saúde, educação, lazer e serviços essenciais – lançou em outubro um novo app para os filiados, tendo em vista a adoção intensa da sociedade brasileira para o mundo digital 

Antes deste movimento, o app contava com a adesão de cerca de 10% de usuários dentro das 5 milhões de famílias atendidas, alcançando menos de 1 milhão de aplicativos ativos. Com a nova campanha e os investimentos realizados, o número de usuários ativos no app tem crescido em média 150 mil por mês e objetivo do grupo é concentrar na ferramenta digital o acesso da maior parte de sua base de filiados, alcançando mais de 15 milhões de downloads, contando com mais de 10 milhões de usuários ativos e engrenando de vez sua digitalização, até o final de 2022. 

O grupo tem ciência de que, embora o processo de digitalização seja essencial operacionalmente e vantajoso financeiramente para a empresa e seus clientes, as dificuldades de implementação são grandes, já que 90% de sua base de usuários é formada por pessoas pertencentes às classes C e D e, em sua maioria, acima dos 35 anos. Nesta faixa populacional, o acesso ao mundo digital enfrenta barreiras financeiras, culturais e de habilidades, tornando-se um desafio a ser superado – tarefa que o Cartão de TODOS também assumiu para si. Com o objetivo de garantir disponibilidade e oportunidade de acesso a estes filiados, no segundo semestre de 2021, o Cartão de TODOS lançou o Alô TODOS, um plano de telefonia pós-pago mais econômico e que oferece internet ilimitada.  

No mesmo período, a empresa intensificou a oferta de descontos e cashback pelo aplicativo, não só em consultas e exames, mas também para aquisição de produtos recorrentes e essenciais, como gás de cozinha (no lançamento de uma oferta do produto em parceria com a Ultragaz) e descontos em medicamentos em farmácias, especialmente as da rede RaiaDrogasil, com quem o grupo firmou uma nova parceria, recentemente. Além disso, pushs e outras formas de comunicação direta via CRM com a base de filiados foram implementados através de mecanismos de business intelligence e machine learning aplicados com base no comportamento dos usuários. 

"Temos um projeto de BI que é totalmente aderente às necessidades das classes C e D e que acompanha as rotinas do nosso filiado. Conseguimos prever e antecipar ações para alguém que precisa reagendar uma consulta ou uma família que irá consumir novamente um botijão de gás num dado mês, por exemplo. Também conseguimos identificar oportunidades junto à navegação do usuário e, em questão de minutos, entrar em contato com ele com uma oferta exatamente do produto buscado", explica Leon Calixto, CEO e head de operações do Grupo Cartão de TODOS, um dos responsáveis pelos projetos de tecnologia. 

Com a digitalização, facilidades como agendar consultas pelo app e checar a localização por proximidade de clínicas, empresas e outros fornecedores parceiros de serviços também são parte da estratégia digital da empresa. A simplicidade no acesso e o uso intuitivo também são testados frequentemente para conquistar a adesão do público-alvo. "O uso da tecnologia no grupo cartão de TODOS tem um propósito específico: acompanhar nossa estratégia de colocar o cliente no centro. Investimos num projeto de reengenharia baseado em dados, seguindo premissas dos principais players do mundo digital", afirma Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de TODOS.  

Iniciativa de sucesso com data lake e data warehouse    

Com o extenso Big Data a ser considerado para garantir a melhoria da experiência de seus filiados, o Grupo TODOS deu início ao projeto de Data Lake, no qual um grande repositório de dados é armazenado em sistemas híbridos, inclusive cloud system, seguindo protocolos de sistemas de governança de dados e realizando consultorias externas focadas em sustentação, conformidade e legalidade.Diante deste enorme repositório de dados, que inclui informações de navegação e comportamento de usuários, o grupo investe no projeto complementar de Data Warehouse (armazém de dados), no qual há coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. A aliança entre estes dois projetos permitiu o estabelecimento correto e seguro de circulação de dados, com efetiva disponibilidade e endereçamento de informações a favor das operações das áreas de negócios do grupo e, sobretudo, com foco no usuário, ressaltando a política do "clientecentrismo" baseado em inteligência digital. 

Com diversos parceiros de TI reconhecidos e consolidados no mercado envolvidos nos dois projetos, o Cartão de TODOS informa que o aporte realizado é significativo e correspondente à proporção da operação. Porém, a empresa aposta num retorno financeiro a curto e médio prazo para o investimento feito, já que encara que o sistema construído é garantia para uma disponibilidade de negócios ainda mais efetiva e, principalmente, de uma parceria cada vez mais intensa e maior com seus filiados – agora, também no mundo digital. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.