Empresa brasileira cria chat móvel seguro para executivos de alto escalão

0

Executivos do alto escalão de grandes empresas têm diariamente conversas de negócios que precisam ser tratadas com sigilo absoluto. A interceptação de detalhes de uma negociação por concorrentes pode representar o cancelamento de contratos milionários. Foi pensando em um público formado por presidentes, vice-presidentes e advogados envolvidos em processos de fusões e aquisições que a empresa brasileira Sikur, do grupo Ciberbrás, desenvolveu o Sikur Mobile, a versão móvel da sua solução de comunicação criptografada.

Trata-se de um aplicativo que permite estabelecer uma troca de mensagens de texto em ambiente criptografado com dupla autenticação (através de login e senha, além de um PIN que chega por mensagem push para o celular). O app fecha automaticamente depois de alguns minutos sem uso e exige novamente a autenticação. O histórico de mensagens é apagado depois de encerrado o bate-papo e as mensagens são destruídas. "Usamos criptografia de nível militar", garante Cristiano Iop, CEO da Sikur.

O app é conectado com a versão para desktop da solução, que inclui também e-mail e troca de documentos criptografados em ambientes sem backdoor. A opção de e-mail será estendida para os celulares em breve. A parte de documentos ainda requer mais desenvolvimento para ser oferecida com segurança em dispositivos móveis. No desktop, a dupla autenticação é feita com ajuda de um token, similar àquele usado por bancos. A Sikur estuda a possibilidade de adotar um token para os smartphones, que se encaixe na entrada PS2.

A empresa estuda a possibilidade de incluir no futuro chamadas de voz dentro do app, mas Iop reconhece que há dificuldades técnicas: o processo de criptografia gera um delay que pode prejudicar a comunicação de voz, o que seria agravado pela qualidade das redes celulares no Brasil.

A Sikur apresentou sua solução no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, em fevereiro. A empresa planeja montar escritórios nos EUA e na Europa em 2015 para exportar o produto. Na América Latina, conta com uma parceria com as distribuidoras Officer Brasil e MGI International. No momento há mil usuários ativos da solução para desktop. A meta é alcançar 12 mil até o fim do ano, espalhados por mil clientes corporativos. A venda é restrita para pessoas jurídicas. A comercialização pode ser feita em dois modelos: venda de licença com manutenção ou software como serviço (SaaS). A plataforma pode ficar em nuvem privada do cliente ou na nuvem pública. 

História

A ideia de criar uma solução de comunicação criptografada surgiu da própria necessidade da Ciberbrás de trocar informações sigilosas com seus clientes de TI, muitas delas relacionadas ao combate a fraudes. Em 2011, o grupo encontrou uma solução de uma start-up de Curitiba, da qual se tornou usuário. A fornecedora curitibana acabou sendo adquirida, dando origem à Sikur. "Passamos o ano de 2012 estruturando o negócio. E em 2013 terminamos a parte de design e de usabilidade", relata Iop. Foram investidos US$ 5 milhões no desenvolvimento do produto. O lançamento comercial da versão para desktop aconteceu em setembro do ano passado. Os próprios clientes foram contribuindo com sugestões para o aperfeiçoamento do produto. Um dos pedidos foi exatamente a extensão para mobilidade, concluída agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.