Adware é responsável por 72% de todos os malwares para dispositivos móveis

1

A Avast descobriu que o adware agora é responsável pela grande maioria dos malwares para dispositivos móveis Android. As estatísticas foram coletadas pelos especialistas do Laboratório de Ameaças da Avast entre outubro e dezembro de 2019, apontando que o adware foi responsável por 72% de todos os malwares para dispositivos móveis, enquanto os 28% restantes consistiram em trojans bancários, aplicativos falsos, lockers e downloaders.

O adware para dispositivos móveis é um software que sequestra o dispositivo, para enviar spams de anúncios indesejados. As informações da Avast indicam que o adware é um problema crescente, com sua participação – entre todos os tipos de malware do Android -, aumentando em 38% apenas no ano passado.

O adware geralmente se disfarça na forma de aplicativos de jogos e de entretenimento ou outros tipos de apps que são populares e, portanto, tornam-os alvos interessantes com alto potencial de propagação. Esses aplicativos podem parecer inofensivos, mas depois de infectar um dispositivo, clicam clandestinamente nos anúncios em segundo plano. Às vezes, o adware também exibe anúncios com conteúdo malicioso.

Existem dois tipos principais de adware: aplicativos de adware, que causam distração e aborrecimento; e ad-fraud / ad-clickers, um tipo de adware mais malicioso:

• Aplicativos de adware: Geralmente são aplicativos de jogos, fotos ou outros de estilo de vida que parecem benignos após instalados, mas quando abertos, começam a enviar spams ao usuário com anúncios. Ocasionalmente, essa forma de adware envia spams para o usuário de anúncios fora do app, dificultando a identificação do local de origem das propagandas.

• Ad-fraud / Ad-clicker: Isso acontece quando os aplicativos baixados executam atividades furtivas, sem o conhecimento do usuário. Esses apps podem baixar um arquivo .dex criptografado (arquivos executáveis dalvik para aplicativos Android) em segundo plano do dispositivo e descriptografá-lo para executar ações como clicar em anúncios sem o conhecimento do usuário, permitindo que os cibercriminosos ganhem dinheiro dos anunciantes.

Ocasionalmente, esses criminosos vão subscrever os usuários nos serviços de assinatura premium. Um exemplo recente é o malware Joker. Com relação às descobertas, Nikolaos Chrysaidos, Head de Segurança & Inteligência de Ameaças para Dispositivos Móveis da Avast, destaca: "Ninguém gosta de receber anúncios incessantes. Eles geralmente são indesejados e podem atrapalhar o usuário, que quer se divertir com o aplicativo. Eles também podem representar uma ameaça aos usuários, pois os cibercriminosos podem usá-los como backdoor para um dispositivo – seja para ganhar dinheiro dos anunciantes ou roubar informações sigilosas. Estamos acompanhando esse problema há vários anos e o aumento do uso de dispositivos móveis provavelmente está impulsionando o seu crescimento".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.