MSI: a convergência entre as melhores práticas de TI

0

As ferramentas de gestão de TI das empresas evoluíram consideravelmente nas últimas décadas. Com o surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias, tornou-se necessário contratar cada vez mais provedores. Com isso, os gestores das companhias passaram a cuidar não mais de um simples sistema de serviços, mas de todo um ecossistema que envolve ferramentas de telecomunicações, cloud, cibersegurança, entre outras.

As empresas hoje precisam realizar a gestão dos seus recursos baseando-se em três elementos principais: pessoas, processos e ferramentas. Por meio da integração de todo o ecossistema de provedores em um único ponto de contato que vai gerir cada contrato, é possível realizar uma gestão que valorize esses três elementos e extraia o que cada um tem de melhor a fim de impulsionar o poder do negócio.

Esse é o objetivo do MSI (Multiservice Sourcing Integration), uma solução de integração de serviços e provedores que é capaz de otimizar os custos e trazer diversos benefícios para as empresas. Eu costumo dizer que o MSI é a convergência entre as melhores práticas de TI.

Uma das bases do MSI é o uso das melhores práticas e metodologias para a criação, implementação e gestão de vários serviços e seus provedores.

Para a concepção do serviço, usa-se a metodologia Togaf, na qual algumas regras de design, planificação e implementação da arquitetura tecnológica são definidas. Para a gestão de projetos e programas, adotam-se as melhores práticas das metodologias, nas quais o instituto de gestão de projetos e programas (PMI PM e PgMP) estabelece 10 tipos de gerenciamento que devem ser levados em conta em qualquer projeto envolvendo tecnologia em uma empresa: escopo, tempo, qualidade, custos, aquisições, comunicações, recursos humanos, gestão de riscos, integração e stakeholders. O mais importante é que essa lista foi evoluindo com o tempo, de acordo com os movimentos do mercado.

Uma vez implementada uma solução, o MSI usa a metodologia ITIL, que, em uma tradução simples, refere-se a uma Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, ou seja, um conjunto de boas práticas na gestão de tecnologia. O framework foi desenvolvido no final dos anos 80 pelo governo britânico com o objetivo de organizar os processos do Estado. Os resultados foram os melhores, e já na década seguinte a ITIL se espalhou e se desenvolveu entre empresas privadas. Hoje a metodologia já está em sua quarta versão (ITIL V4), demonstrando a necessidade de adaptar-se às novas necessidades do mercado.

Por último, para garantir que vários provedores trabalhem juntos em um ambiente colaborativo, adotamos a SIAM (gestão e integração de serviços). Essa metodologia, a mais "caçula" do grupo, foi criada para "reger" os serviços e garantir um ambiente de colaboração entre as várias empresas provedoras.

Por exemplo, se uma empresa de alcance global deseja adotar redes LAN, SD-WAN, soluções de cibersegurança, Cloud ou Wireless, o MSI fará toda a gestão da mudança, evitando passos em falso e garantindo a execução do projeto da maneira mais eficiente possível levando em consideração toda a tecnologia envolvida.

É praticamente consenso no mercado que uma organização que aplica esse modelo com êxito tem mais capacidade produtiva e provê uma melhor experiência final ao usuário.

O mundo da tecnologia está em constante evolução, e o MSI é um dos frutos dessa busca dos profissionais de tecnologia pela otimização dos recursos e por criar um ambiente favorável à inovação. Tudo isso sem deixar de levar em conta a base de qualquer gestão de TI: pessoas, processos e ferramentas.

Samir El-Rashidy, diretor de serviços corporativos da Orange Business Services nas Américas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.