Tigre aprimora indicadores operacionais com solução de planejamento integrado

0

O Grupo Tigre, especializado em soluções para construção civil e cuidados com a água, mira em mais competitividade com uma cadeia de produção e distribuição responsiva e otimizada. Nessa jornada de transformação, iniciada em 2016, o aliado da Tigre é o SAP Integrated Business Planning (SAP IBP). A meta, até 2021, é aumentar a rentabilidade a partir da gestão da cadeia de suprimentos em tempo real com as soluções de planejamento integrado SAP IBP S&OP (Sales for Operation Planning).

O diretor da área de Supply Chain, Cleber Genero, afirmou que a adoção do SAP IBP vem aprimorando a tomada de decisão. Segundo ele, a empresa aumentou a eficiência, com redução de 30% dos estoques, além de ter abreviado ciclos de pedidos e entregas. "A palavra-chave é flexibilidade. Tem de ser flexível para mapear riscos e demandas e dar respostas rápidas", enfatizou.

De acordo com Genero, o início da jornada da transformação digital está baseado no conhecimento dos processos. Para o diretor, é preciso ter uma visão holística para efetuar a transformação da cadeia de valor. "Primeiro é necessário entender como funcionam os processos, o que está sendo feito internamente, para depois escolher a tecnologia mais adequada. É preciso identificar as lacunas dos processos, tratar demandas e ter uma melhor previsibilidade. Entendemos que o projeto é da empresa e não de uma área", explicou.

Entre os planos, está o uso de machine learning para estimar volumes de produção e auxiliar no processo de tomada de decisão. Segundo Genero, com o SAP IBP, é possível aumentar a previsibilidade, com simulações de vendas, colocando em prática o planejamento integrado de vendas e operações, combinado à gestão de atendimento.

Genero disse que o foco é ampliar a capacidade de planejar ações de mercado com muito mais precisão. "Queremos atuar com mais previsibilidade, com capacidade de aumentar a resposta em curto prazo, equilibrando margem, receita e volume", detalhou.

A solução de planejamento da SAP combina recursos de vendas e operações, demanda, planejamento de suprimentos e otimização de estoque, facilitando assim o gerenciamento das atividades produtivas das empresas, sob medida às demandas dos negócios. "O projeto com a Tigre resume bem os benefícios da plataforma, pela flexibilidade que oferece para mapear os processos e dar condições para a tomada de decisão pelas diversas áreas da empresa, resultando em uma maior eficiencia no atendimento de seus clientes", explica Eliseo Bouzan, vice-presidente para soluções de Digital Supply Chain da SAP Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.