Data centers ganham importância vital durante a pandemia

0

A pandemia COVID-19 destacou a importância vital dos data centers e os transformou em um quinto utilitário tão crítico quanto água, eletricidade, gás e telecomunicações, diz a GlobalData, uma empresa líder de dados e análises. As empresas dependem cada vez mais de data centers para fornecer serviços em nuvem, o que conduzirá a uma expansão significativa do mercado na próxima década. A GlobalData prevê que a receita do data center chegará a US $ 948 bilhões em 2030, ante US$ 466 bilhões em 2020 e tendo crescido a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 6,7% neste período.

O último relatório de pesquisa temática 'Data centers', revela que muito desse crescimento do mercado virá da construção de enormes centros de dados em hiperescala. Os novos data centers de ponta também atenderão aos níveis crescentes de dados gerados pela empresa, criados e processados ??fora dos data centers remotos ou da nuvem. Os próximos anos também verão um aumento na atividade de centros de dados de fusões e aquisições (M&A), com empresas de aquisição de propósito específico (SPACs) sendo criadas para comprar centros de dados.

David Bicknell, analista principal da equipe de pesquisa temática da GlobalData, comenta: "Os serviços em nuvem fornecidos pelo data center permitiram que funcionários remotos colaborassem com colegas, fornecessem entretenimento para cidadãos presos, fornecessem aprendizado online e possibilitassem compras online. Ao mesmo tempo, a mudança acelerada impulsionada pela pandemia para a nuvem colocou um prêmio na flexibilidade. Isso, por sua vez, conduzirá a adoção de novas arquiteturas e infraestruturas programáveis ??definidas por software nos data centers".

"Os data centers passaram do anonimato para ver seus funcionários agora designados como trabalhadores-chave. Mas esse status de utilitário recém-descoberto pode ser uma faca de dois gumes. Os governos agora terão expectativas mais altas em relação ao setor de data center. A expansão dos data centers reflete a necessidade de aumentar os recursos de processamento de inteligência artificial (IA), mas eles têm uma pegada de carbono pobre. Com os governos focados nas mudanças climáticas, o cumprimento de metas rigorosas de sustentabilidade será uma recompensa indesejável para uma indústria que se destacou durante a pandemia."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.