Publicidade
Início Notícias Gestão Pesquisa diz que maioria dos funcionários compartilham dados confidenciais de suas empresas...

Pesquisa diz que maioria dos funcionários compartilham dados confidenciais de suas empresas através de plataformas de colaboração

0
Publicidade

A Veritas Technologies anunciou uma nova pesquisa que destaca os perigos do mau uso das mensagens instantâneas e das ferramentas de colaboração profissional. No mundo todo, 71% dos funcionários – incluindo 84% no Brasil – admitem compartilhar dados corporativos confidenciais e de uso restrito através do uso dessas plataformas.

O relatório Veritas – A ameaça oculta da colaboração profissional – que entrevistou 12.500 funcionários em dez países, mostra que os dados expostos colocam as empresas em risco, tirando delas o controle sobre os dados. Nos EUA, 58% dos funcionários afirmam que estão salvando suas próprias cópias das informações da empresa, compartilhadas por meio de mensagens instantâneas, e apenas 51% excluem totalmente essas informações. Já no Brasil, o percentual de pessoas que salvam suas próprias cópias é maior do que nos EUA (71%), embora os que deletam seja similar (52%), havendo um risco maior de vazamento das informações. As duas abordagens podem expor as empresas a multas altíssimas, caso os reguladores façam uma auditoria.

No Brasil, os dados confidenciais compartilhados por funcionários nesses canais incluem informações sobre o cliente (23%), detalhes sobre questões de RH (22%), contratos (21%), planos de negócio (15%) e até resultados de testes de COVID-19 (21%). Menos de um terço dos funcionários sugeriram que não haviam compartilhado qualquer coisa que pudesse ser comprometedora. A pesquisa também revela que, embora os funcionários usem ferramentas de colaboração para fechar negócios, processar pedidos e concordar com aumentos no pagamento, muitos acreditam que não há um registro formal da discussão ou do acordo. De fato, no Brasil, apenas 67% acreditam que as empresas estão salvando essas informações.

“Para milhões de pessoas, a forma de trabalho foi redefinida desde o início de 2020. As empresas estão correndo para reforçar suas estratégias de descoberta e proteção de dados para incluir as plataformas em que os negócios são realmente feitos”, comenta Ajay Bhatia, gerente-geral de conformidade digital da Veritas Technologies.

O aumento do uso dessas ferramentas torna a gestão dos dados mais complexa

A pesquisa mostra que esse desafio se torna ainda mais complicado por conta do aumento do tempo gasto pelos funcionários em aplicativos de mensagens e de colaboração, como Zoom e Teams, que cresceram em 29% no Brasil desde o início da pandemia. Isso significa que os funcionários estão gastando, em média, duas horas e meia todos os dias com esses aplicativos, com 34% dos funcionários no Brasil gastando mais da metade da semana de trabalho com essas ferramentas.

Uma grande quantidade de negócios está sendo conduzida, atualmente, de modo rotineiro nesses canais e os funcionários estão aceitando os contratos como vinculativos. Por exemplo, por receber informações por meio de mensagens instantâneas e ferramentas de colaboração, quase 34% dos funcionários no Brasil aceitaram e processaram pedidos, 40% aceitaram uma referência de um candidato a emprego e 27% aceitaram uma versão assinada de um contrato.

Dados confidenciais estão sendo compartilhados nessas ferramentas, embora 39% dos funcionários nos EUA já tenham sido repreendidos pelos chefes – no Brasil, apenas a metade desse número (21%) foi repreendido. Porém, pode ter sido em vão já que 75% de todos os funcionários nos EUA e 40% no Brasil continuarão compartilhando esse tipo de informação no futuro.
“Está claro que restringir os funcionários a ferramentas de comunicação e colaboração aprovadas pelas empresas não é suficiente. Em vez disso, nossa mensagem é simples: não lute contra isso, corrija”, explica Bhatia

Mensagens instantâneas têm quase tanta confiança quanto o e-mail

Quando perguntados sobre quais métodos de comunicação fornecem a prova mais confiável de que um acordo é vinculativo, as respostas não parecem ser baseadas na capacidade das empresas de capturar a discussão como evidência:

• No Brasil, o e-mail ainda é visto como uma afirmação confiável de um acordo por 96%, seguido por mensagens com assinatura eletrônica e ferramentas de colaboração – ambos com 94%.

• Aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp têm praticamente o mesmo nível de confiança de cartas – 91,8% e 92,4% respectivamente.

A pesquisa também revelou alguns padrões interessantes que surgiram nas competições entre os países:

• No mundo todo, 34% dos funcionários aceitariam um pedido por meio de algum sistema de mensagens e começariam a processá-lo. Mas as diferenças regionais existem – 49% na China efetivariam a venda, mas somente 37% no Brasil e 29% nos EUA fariam a mesma coisa.

• Enquanto 71% dos funcionários no Brasil estão salvando suas próprias cópias das informações compartilhadas nos aplicativos de mensagens instantâneas, apenas 58% dos funcionários dos EUA e 44% do Reino Unido praticam o mesmo hábito. O Brasil fica atrás apenas da China e Coreia do Sul, em que 74% e 73% dos profissionais salvam suas próprias cópias respectivamente.

• A disposição em utilizar aplicativos de negócios para uso pessoal variou consideravelmente. No Brasil e nos EUA, 47% dos funcionários usaram aplicativos corporativos para conversas pessoais, em comparação com 57% dos funcionários na China e na Coreia do Sul, e apenas 32% no Reino Unido.

• Algumas empresas são mais claras do que as outras na imposição de suas políticas. Em média, 30% dos entrevistados em todo o mundo foram repreendidos pela empresa por causa do uso de mensagens instantâneas, mas esse número aumenta para 39% nos EUA e diminui para 21% no Brasil.

Para as empresas recuperarem o controle dos dados compartilhados por ferramentas de colaboração e de mensagens instantâneas, a Veritas recomenda os seguintes passos:

• Padronize um conjunto de ferramentas de colaboração e de mensagens instantâneas para satisfazer as necessidades da empresa – isso limitará a disseminação descontrolada;

• Crie uma política de compartilhamento de informações. Isso ajudará a controlar o compartilhamento de informações confidenciais;

• Treine todos os funcionários em relação às políticas e ferramentas implantadas. Isso ajudará a reduzir violações acidentais das políticas;

• Incorpore conjuntos de dados de colaboração e mensagens instantâneas na estratégia de gerenciamento de dados das empresas, usando soluções de eDiscovery e backup de dados. Isso permitirá que os usuários maximizem as ferramentas sem colocar a empresa em risco.

DATA MANAGEMENT FORUM

A TI INSIDE promove dias 28 e 29 de abril a 2ª edição do Data Management Fórum que viu discutir como construir uma empresa data driven. Mais informações em https://datamanagementforum.com.br/ ou pelo telefone/whatsapp 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile