75% dos brasileiros que fazem compras online pagaram por combustíveis via aplicativos em 2021

0

Em 2021, cerca de 75% dos brasileiros e brasileiras que fazem compras rotineiras online (o chamado "everyday spending") preferiram pagar por combustíveis para seus veículos via aplicativos de smartphone. E 9 em cada 10 deles planejam continuar fazendo isso no pós-pandemia. As principais razões para isso? Maior controle de gastos (principalmente neste momento de disparada internacional de preços) e medo de contágio pela Covid. 

São dados da pesquisa Consumo Online no Brasil*, realizada pela Edelman sob encomenda do PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos, em sua vertical de combustíveis. O estudo conversou com 1.000 compradores online no final de 2021 que fizeram pelo menos duas compras nas categorias de gastos diários nos 30 dias que antecederam as entrevistas. 

O PayPal descobriu que os consumidores gostam da experiência de fazer compras cotidianas de forma online, e consideram a tarefa fácil e prática. Para 83,7% dos entrevistados, o ato de pagar por combustíveis via aplicativo já faz parte do dia a dia. 

Os consumidores online se preocupam com a segurança de suas compras online, independentemente do serviço, produto ou canal onde compram. Nesse contexto, a segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do uso de carteiras digitais. 

Além disso, muitos brasileiros trocaram o físico pelo online para aproveitar os descontos e as recompensas oferecidos pelos apps. A seguir, os destaques do estudo, na vertical de combustíveis. 

Tempo e dinheiro. 

De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados afirmam que o uso de aplicativos para comprar (ou pagar por) combustíveis aumentou durante a pandemia. 

Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 50,4% dos brasileiros compradores online recorrentes usavam apps para pagar pelo abastecimento nos postos de combustíveis diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice bateu os 60%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia – 57% dizem que vão se manter fiéis ao modelo online. 

86% gostam de pagar online por combustíveis atraídos pelas recompensas (cashback, descontos etc.) oferecidas pelos aplicativos. 

89,5% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas quando pagam pelo abastecimento via apps. 

Meios de pagamento. 

Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento online de combustíveis (78,1%), principalmente entre as mulheres (82%). Em seguida vêm os cartões de débito (61,8%), preferidos pelos homens (64,9%). Em terceiro lugar aparecem as carteiras digitais (39,1%). 

Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para pagar por combustíveis via app tende a fazer isso com mais frequência (81,6% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de homens e mulheres que abastecem seus carros pagando com carteira digital sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 81%). 

83,7% dizem que o uso de aplicativos para pagar por combustíveis já faz parte de seu dia a dia. 

Preocupação com saúde e segurança 

73,8% dos entrevistados disseram comprar combustível via app por motivos de saúde ou para evitar o contágio da Covid-19. 

69,4% estão preocupados com a segurança dos pagamentos online/via aplicativo nesta vertical – índice que cai para menos de 40% quando esse pagamento é realizado via carteira digital. 

Boa experiência e futuro  

86,3% dos brasileiros e brasileiras gostam da experiência de pagar online por combustíveis. 

A pesquisa destaca também que brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.   

Segmentos 

Os dados globais da pesquisa "Consumo Online no Brasil"  compreendem diversas verticais pesquisadas. 

Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros faziam compras online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 57%; e os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia. Cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão comprando online quando a vida voltar ao normal – isso significa que passaremos a viver um "normal" diferente do "normal" que conhecíamos. 

Os achados revelam ainda que a maioria dos brasileiros e das brasileiras compra e paga online sempre que pode (84,5%), considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta da experiência (98,8%), acha que ela permite um maior controle de despesas (89,9%), se considera especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e costuma planejar suas compras online (87,6%). 

A pesquisa foi dividida em verticais, para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro lugar na lista ficou "Alimentos e restaurantes", com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo; "Supermercados e farmácias" aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos por "Entretenimento" (64,6%); "Transporte e mobilidade urbana", com 56,2%; "Combustível" (34,3%); e "Games online", com 31,4%. 

Os dados iniciais da pesquisa "Consumo Online no Brasil" foram divulgados em novembro e estão disponíveis aqui. Os dados da vertical de delivery de comida (publicada em dezembro) podem ser conferidos aqui. E os dados da vertical de mobilidade urbana (publicada em janeiro) podem ser vistos aqui. 

A pesquisa "Consumo Online no Brasil ouviu 1.000 pessoas (todas compradoras online) entre 18 e 55 anos em todas as regiões do País e de todas as classes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.