Investimentos dos bancos neste ano devem se concentrar em mobilidade

0

Os bancos brasileiros devem investir pesadamente em mobile banking neste ano. Isto é o que aponta a Forrester Research do Brasil, a qual prevê que a mobilidade será o foco dos investimentos das instituições para 2007.

O instituto de pesquisas toma como base um estudo recente, denominado ?Time Has Come to Change Brazilian Bank Plataform?, em que o mobile banking aparece como a única unanimidade. ?Quando se discute o futuro, os maiores executivos de bancos no Brasil encontram um só tipo de motivação: a mobilidade. E ela traz poucos requerimentos novos para a plataforma existente?, afirma Edson Fregni, diretor da Forrester.

?Mobilidade é a nova fronteira?, concorda o diretor-setorial de tecnologia da Febraban, Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, ao dizer que, exatamente por isso, o Ciab Febraban 2007, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, em São Paulo, programou uma série de painéis, conferências e discussões que trarão experiências internacionais, como as de bancos da África do Sul, onde os serviços por telefone celular foram decisivos para a bancarização de milhões de cidadãos antes desassistidos.

Para o coordenador de mobilidade do congresso Ciab Febraban, o consultor Maurício Ghetler, o mobile banking adotado no Brasil é comparável aos mais sofisticados e terá o poder de esvaziar as agências bancárias. ?O Brasil pode se vangloriar de utilizar todas as tecnologias disponíveis na atualidade de mobilidade, de modo análogo à Europa e aos EUA ? e o cliente tem respondido favoravelmente.?

Ghetler cita como exemplo o Banco do Brasil, que tem estatísticas que comprovam ampla adoção que, segundo ele, só não são maiores, devido à falta de um padrão global do sistema financeiro. ?Se muitos clientes deixaram de ir à agência graças ao internet banking, as novas tecnologias de mobile banking e mobile payment irão além, pois vão ampliar o pagamento eletrônico, tornando a ida ao banco ou ao ATM cada dia menos provável.?

Na área de exposições do Ciab Febraban, entre as 80 maiores fornecedoras de tecnologia do mundo, haverá um grande número de lançamentos de produtos e serviços para mobilidade. Microsoft, Cisco, Telemar/Oi, Tim, Crivo, Bull, InfoServer, Stefanini, Eversystems, Recognition e GetNet Tecnologia são algumas das empresas que estarão exibindo produtos, soluções e serviços novos para mobile banking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.