A Megatelecom, provedora de serviços de telecomunicações que detém cerca de 34% do mercado de condomínios e prédios cabeados em em Alphaville e região, necessitava de uma ferramenta completa de TI capaz de integrar os sistemas de pedidos e vendas, controlar as liberações de velocidade de acesso a internet, além de definir alocação de ips na rede por meio dos pedidos, além de gerenciar todos os processos administrativos.
A empresa optou pelo ERP da Disoft, empresa brasileira especializada em produtos e serviços na área de Tecnologia da Informação, cuja implantação começou em novembro de 2009. No início, a solução era usada apenas nas áreas administrativa e financeira. Na seqüência foram incorporados os vendedores corporativos, o call center e equipes externas. Atualmente o sistema abrange todas as áreas da empresa, desde estoque até relacionamento com clientes, utilizando de forma integrada ao ERP o CRM ( Customer Relationship Management )
Felipe Trevisan, Diretor Financeiro da Megatelecom, conta que a empresa tinha como objetivo manter o controle da operação e garantir que, mesmo com o rápido crescimento, cada cliente continuasse sendo tratado de forma personalizada. "Além de otimizar o atendimento ao cliente, buscávamos uma solução para fornecer informações gerenciais atualizadas para a direção", comenta.
Atualmente a ferramenta também é usada para enviar ordens de serviço aos técnicos que executam as instalações, administra e controla projetos, coleta custos e controla cobranças dos mais de oito mil assinantes de telefonia e internet.
Segundo Trevisan, os benefícios até agora foram muitos. "O ERP permite obter maior controle sobre as informações para o gerenciamento da empresa, sobre a entrada e saídas de materiais na área técnica, melhora a satisfação do cliente e o controle sobre o patrimônio". Ele adianta que, em breve, a Megatelecom também irá implantar a solução de BPM e paperless da Intalio, representada no Brasil pela Disoft, com intenção de eliminar o uso de papel nos processos da empresa.
Com mais de 10 anos de atuação, a empresa tem o objetivo ser uma operadora full service de telecomunicações, oferecendo acesso residencial e corporativo, telefonia e soluções de infraestrutura para operadoras. A Megatelecom possui atualmente uma rede de 1.500 km de fibra óptica passando por mais de 40 municípios do estado de São Paulo.
- Integração de sistemas