A Avaya anunciou nesta segunda-feira, 11, os resultados da pesquisa "Healthcare Technology Outlook", realizada em fevereiro, durante a Conferência 2011 HIMSS. Segundo o levantamento, melhorar os cuidados com o paciente e a satisfação através de soluções de colaboração – o que inclui comunicações móveis, alcance automatizado e tecnologias para definição de processos de trabalho – foram "top of mind" para a maioria dos profissionais de tecnologia da área de saúde. Quando perguntados "quais são os resultados que esperam obter com seus investimentos em tecnologia" a maioria (74%) citou "melhoria no atendimento e resposta aos pacientes". Na sequência, foi perguntado "o que eles consideravam ser o maior valor das comunicações móveis", e a maioria escolheu: "melhorar a assistência ao paciente, melhorando o tempo de resposta (67%)".
A pesquisa foi realizada durante a conferência da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), em Orlando (EUA), e organizada pela empresa de pesquisa de mercado Exhibit Surveys, Inc., que perguntou aos profissionais de TI do segmento de saúde a opinião sobre as diversas tecnologias de colaboração e seu impacto no setor.
Foco nas pessoas
Quando se fala dos obstáculos da indústria de saúde à prestação de melhor atendimento ao paciente, constata-se que a primeira preocupação se volta às questões de gestão de pessoas. Questionados sobre os principais desafios que enfrentam, a resposta mais mencionada, com mais de 32%, refere-se ao "tempo gasto com questões não relacionadas aos cuidados do paciente", seguido por "falta de comunicação entre as equipes", e "falta de processos no fluxo de atendimento aos pacientes".
"Com os resultados da pesquisa, vemos que o maior problema para profissionais de saúde é o tempo gasto longe dos pacientes, o que tem grande impacto sobre o atendimento e a eficiência", diz Bruce Wallace, líder da prática de saúde da Avaya. "Para enfrentar esses desafios, os profissionais do setor estão buscando soluções de colaboração mais rápidas e produtivas, o que faz toda a diferença em uma indústria onde cada segundo conta".
A pesquisa também revelou que os questionados acreditam que comunicações por vídeo na indústria de saúde podem ter o impacto mais significativo em áreas importantes como consultas médicas e telemedicina – ambos empataram em primeiro lugar em termos de impacto percebido. Segundo Wallace, a utilização de soluções de vídeo traz uma nova dimensão para o setor de saúde, onde um único médico ou um grupo de médicos pode monitorar seus pacientes em tempo real e compartilhar documentos e imagens, aumentando assim a velocidade do processo.
Pensando no futuro, os profissionais de TI da área de saúde responderam sobre os principais problemas que seus hospitais e clínicas enfrentam e que seriam importante resolver nos próximos três anos, "comunicação e integração do fluxo do trabalho no sistema de informação sobre saúde (por sua sigla em Inglês, Healthcare Information Systems – HIS) foi destacado como o item mais importante (com 95% de respostas: extremamente importante ou muito importante), seguidos de acompanhamento automatizado dos pacientes e colaboração multi-modal.
"Sabemos dos benefícios das comunicações unificadas e da colaboração e acreditamos no potencial destas aplicações na área da saúde. Estas tecnologias utilizadas por médicos e profissionais da saúde podem transformar a forma como os pacientes são tratados e revolucionar a maneira como os médicos interagem e colaboram em uma intervenção cirúrgica, por exemplo", comenta Richard Twidale, diretor de novos negócios da Avaya Brasil.
Para obter mais informações sobre a pesquisa http://tinyurl.com/6b5das9