O sistema operacional da Apple para tablet PCs, o iOS, verá sua participação no mercado mundial cair consideravelmente à medida que novos concorrentes entram na disputa. Um relatório do Gartner revela que o market share do iOS foi de 83,9% em 2010 e a projeção é que caia para 68,7% neste ano. Para 2015, a previsão é que a participação do sistema operacional despenque para 47,1%, ou 138,5 milhões de aparelhos.
Esse movimento será impulsionado, principalmente, pela chegada ao mercado do QNX, sistema operacional que equipa o tablet PC da RIM, o PlayBook. De acordo com a consultoria, o QNX deve alcançar participação de 3,9% no mercado mundial neste ano, saltando para 7,1% no ano que vem e 10%, em 2015. Ao fim do período, o programa estará em 24,4 milhões de tablets.
O Android, sistema operacional do Google para dispositivos móveis, também deve registrar expansão no mesmo período. O software da empresa alcançou 14,2% das vendas globais no ano passado, subindo para 19,9% neste ano e com expectativa de atingir 24,4% no ano que vem e 38,6%, em 2015, o equivalente a 113,4 milhões de aparelhos.
Mesmo com o aumento da representatividade de outras empresas no mercado mundial de tablets, a vice-presidente de pesquisas do Gartner, Carolina Milanesi, aponta que a pesquisa mostra apenas um movimento de mercado. As fabricantes, segundo ela, estão mais preocupadas em lançar aparelhos para competir com o iPad do que, de fato, apresentar algo diferente ao consumidor.
Na opinião de Carolina, as companhias se voltaram para o lançamento de hardware mais potentes em vez de concentrar o foco no desenvolvimento de interfaces com o usuário mais eficientes, o que, para ela, é o que marca o diferencial dos produtos da Apple. A analista alerta para que as empresas não cometam o mesmo erro observado no mercado de smartphones, em que o objetivo era vencer o iPhone, em vez de desenvolver novas tecnologias. "A experiência do usuário, no caso dos tablets, será muito mais importante", prevê.
- Mercado