Publicidade
Início Notícias Apple e editoras são processadas nos EUA por formação de cartel

Apple e editoras são processadas nos EUA por formação de cartel

0
Publicidade

A Apple e três grandes editoras – Lagardere SCA’s Hachette, HarperCollins e Simon & Schuster – foram processadas pelo Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos por terem pactuado para elevar os preços dos livros eletrônicos (e-books) e, assim, minar a liderança da Amazon nesse mercado. O DOJ acredita na existência de um acordo para estabelecimento do valor dos produtos, o que teria levado os consumidores a pagar "dezenas de milhões de dólares a mais" por seus e-books.

A Simon & Schuster foi a única que admitiu a existência de um pacto com a fabricante do iPad, mas todas decidiram firmar um acordo com o DOJ para cancelar o processo. Elas concordaram interromper a parceria com a Apple e, durante dois anos, não irão estabelecer relações desse tipo com nenhuma outra empresa.

Segundo o The Wall Street Journal, o preço médio dos e-books subiu de US$ 9,99 para US$ 14,99 nos últimos anos. Na ação, que corre na Corte Federal do Departamento de Justiça de Manhattan, em Nova York, o DOJ alega que as companhias aumentaram os preços para garantir à Apple uma comissão de 30% a cada venda.

Analistas dizem que o tiro saiu pela culutra. Agora, com as três editoras fora desse mercado, a Amazon ganha mais competitividade ainda. Isso porque seu tablet Kindle Fire tem o preço subsidiado, já que o modelo de negócio é baseado na venda de conteúdo. Com o fim do acordo com a Apple, a varejista online pode oferecer descontos e preços ainda mais baixos e, assim, ganhar mercado.

O processo aberto pelo DOJ cita abertamente o objetivo de “limitar a capacidade da Amazon de oferecer descontos” nos e-books. O caso veio à tona em dezembro do ano passado, quando o órgão trabalhava numa investigação preliminar em conjunto com a Comissão Europeia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile