Aplicativo torna mais ágeis vistorias prediais e emissão de laudos sobre segurança

1

O tempo gasto na elaboração de um laudo de vistoria de prédios caiu significativamente depois que a Vila Velha Seguros trocou o bloco de papel e a câmara fotográfica por um dispositivo móvel (tablet ou smartphone) com o aplicativo BinarioDataCapture.

Desenvolvido pela empresa BinarioMobile, o sistema deu agilidade ao processo de coleta de informações sobre as condições de segurança do local vistoriado: um laudo que demandava em torno de 30 dias para ficar pronto, passou a ser elaborado em apenas uma semana.

Outra vantagem foi o aumento da qualidade das vistorias prediais, permitindo a elaboração de laudos mais precisos sobre os locais analisados, acrescenta William Alzani, diretor de saúde ocupacional da corretora.

Ativa desde 1975, a Vila Velha Seguros oferece seguros e serviços em diferentes segmentos do setor, como vida, saúde, condomínio, automóvel, residencial, fiança locatícia, empresarial, previdência, riscos de engenharia, entre outros.

A corretora soma mais de 450 colaboradores em seu escritório em São Paulo e mantém parceria com as principais seguradoras e prestadoras de serviços do País.

Segundo Alzani, a corretora elabora uma média de 600 a 800 laudos por mês. Sem o sistema da BinarioMobile, o processo era feito com o uso de extensos blocos de papel e com uma câmera para tirar as fotos.

Cada vistoria é atrelada a um formulário que dever ser preenchido por um técnico capacitado para avaliar estrutura, áreas comuns, guaritas e outros pontos do edifício.  

Como são mais de 600 perguntas para definir as condições de segurança, além de fotos de pontos críticos, muitas vezes os formulários precisavam ser refeitos, devido a erros ou rasuras, perguntas que deixavam de ser respondidas etc.

As informações eram entregues na corretora a cada 15 dias e uma equipe digitava os dados no sistema. Com o uso do sistema em um smartphone ou tablet, o tempo de produção de um laudo caiu de um mês para sete dias.

Isso porque os dados e as fotos podem ser enviados em tempo real ao sistema da empresa e, caso seja necessário, um engenheiro pode interagir com o técnico na hora.

"Nosso maior ganho é na qualidade da vistoria. Como o novo sistema não permite o fechamento de um formulário incompleto, não haverá mais furos nas informações", explica Alzani.

As equipes daVila Velha Seguros e da BinarioMobile trabalharam juntas durante quase seis meses para implementar novas características ao aplicativo, para atender às necessidades da corretora — como a adaptação para formulários mais longos e mudanças no layout — sugeridas pelos usuários.

"A principal customização foi a integração ao sistema do cliente, que permitiu a transferência automática das informações", afirma Elizabeth Mello, gerente de negócios da BinarioMobile.

A implementação do software BinarioDataCapture ainda permite o mapeamento das áreas atendidas por GPS e mapas, exportação dos relatórios em formato Excel, integração ao sistema da empresa, captura de imagens, número ilimitado de usuários, treinamento para as equipes e suporte de um ano para até 20 usuários.

A expectativa de Alzani é de que o número de laudos elaborados todos os meses pela corretora cresça 20%. O crescimento pode ser ainda maior à medida que os usuários estiverem familiarizados com a ferramenta.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.