Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Aplicativos móveis de CRM devem crescer 500% até 2014, prevê estudo

Aplicativos móveis de CRM devem crescer 500% até 2014, prevê estudo

0
Publicidade

O mercado de software de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) deve passar por mudanças significativas nos próximos dois anos, de acordo com estudo do Gartner. A alterações serão capazes, inclusive, de transformar profundamente a distribuição de aplicações — o número de aplicativos de CRM disponível para download em app stores para smartphones e tablets saltará de 200, em 2012, para mais de 1,2 mil em 2014, o que, se confirmado, representará um aumento de 500%. Ainda segundo a consultoria, em 2016, mais da metade da receita dos fabricantes de software de CRM será obtida com aplicações baseadas na nuvem, a chamada oferta de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês).

Nesse cenário, a estimativa é que a liderança no mercado permaneça com a Salesforce.com, cujo portfólio atual é ofertado nessa modalidade. A Salesforce ultrapassou a SAP em participação de mercado no ano passado, quando contabilizou receita de US$ 2,5 bilhões. O aumento anual foi de 26%, enquanto a multinacional alemã registrou apenas 0,1% de crescimento e obteve US$ 2,3 bilhões de receita com a venda de software de CRM.

“Após atingir essa marca, a Salesforce ganhará mais suporte de integradores de sistemas de primeiro nível, como a Accenture, IBM, Deloitte e Capgemini, que já conduzem 16% de seus projetos de CRM com a empresa. Além disso, a Salesforce.com atrairá mais interesse dos clientes em diversas localidades, inclusive onde ainda não está na primeira colocação”, argumenta Ed Thompson, vice-presidente no Gartner.

Prateleira e SaaS

No ano passado, quase 39% da receita das fabricantes de software de CRM foram provenientes das vendas na modalidade SaaS. A previsão do Gartner é que esse índice suba para 42% até o fim deste ano. Em termos globais, quando combinadas as modalidades tradicional (o chamado software de prateleira) e em nuvem, o mercado de software de CRM deve crescer 9,7% neste ano  — somente as vendas de SaaS devem crescer 18%, quase o dobro do total.

Mas a consultoria adverte que dependendo do tipo de aplicação CRM, há uma imensa variação na proporção entregue via SaaS. Ela oscila de menos de 5% para alguns tipo de aplicações para mais de 98% em outras. “Quase todas as grandes corporações usarão um mix de soluções SaaS e tradicional na próxima década, o que irá pressionar as companhias de TI a desenvolver habilidades necessárias para integrar esses dois sistemas”,  alerta Joanne Correia, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile