Como reduzir custos e melhorar o atendimento

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O setor de atendimento ao cliente é muito importante para as empresa, principalmente o call center, visto que ele é o responsável por tirar dúvidas, receber reclamações e informar sobre algum serviço. Além disso, esse departamento também gerencia uma grande parte do relacionamento do consumidor com a companhia. Para quem quer otimizar ainda mais esse tipo de serviço, existem algumas dicas e algumas ferramentas excelentes que auxiliam nessa tarefa.

Quer saber mais como reduzir os seus gastos e melhorar a qualidade do atendimento do seu negócio? Uma boa dica para melhorar a qualidade e a produtividade de um negócio é rever os processos internos e pensar em formas de simplificá-los e substituí-los por outros mais objetivos. Por exemplo, dentro de uma central de atendimento, onde só se atende um cliente por vez, há grandes chances de se perder ligações, gerando insatisfação por parte dos consumidores com a longa espera.

Utilizando ferramentas como o chat (bate-papo), a sua empresa pode realizar o atendimento de até quatro clientes de modo simultâneo, sem perder a eficiência do serviço. Dessa forma, esse ofício se torna mais eficaz, reduzindo os seus custos.

Unifique a comunicação

Para reduzir custos e escalar um call center sem perder a qualidade, é necessário se reunir com os gestores e verificar o que pode ser mudado e o que pode ser melhorado. Adotar uma nova dinâmica de trabalho significa inovar e pensar em formas de garantir um melhor atendimento para o cliente, fazendo com que ele fique satisfeito.

Um dos primeiros passos para tornar o trabalho mais eficaz é unificar a comunicação. Assim, é possível agilizar os procedimentos de cobrança por e-mail e telefone, além de escalar melhor o atendimento.

Integre os canais de atendimento. Outra forma de diminuir os gastos e melhorar o serviço é integrar os canais de atendimento. Muitas vezes, os diferentes setores de um negócio não trocam informações de maneira eficiente. Isso pode prejudicar a equipe de suporte e aumentar as chances dela perder a motivação por não conseguir resolver os problemas.

No entanto, quando se integra o atendimento, tudo fica mais simples, porque assim os atendentes passam a conhecer melhor as dificuldades de cada cliente. Melhor ainda, passam a trabalhar com confiança e autonomia para realizar os melhores serviços e não deixar nenhuma dúvida pendente.

Ademais, o consumidor se sente valorizado e satisfeito, confiando na companhia para ter suas demandas supridas. Otimizar o serviço de atendimento de uma empresa garante uma maior satisfação, o que pode aumentar a produtividade e a rentabilidade de uma instituição.

*Fábio Miranda é líder de novos negócios da Direct Talk.

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