O Ministério das Comunicações vai destinar R$ 5,8 milhões à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para investimentos na capacitação dos coordenadores e monitores de todos os telecentros do programa Telecentros Comunitários.
A portaria que aprova o Termo de Cooperação foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 10 de maio. Segundo o coordenador geral de acompanhamento de projetos especiais do MEC, Carlos Paiva, os coordenadores e monitores indicados pelos telecentros vão aprender a trabalhar com o sistema operacional desenvolvido sobre plataforma de software livre.
De acordo com o Minicom, após a capacitação, a ideia é que eles repassem o conhecimento adquirido a outros membros de suas comunidades, formando multiplicadores. Os cursos de capacitação serão oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). A previsão é que o processo seja concluído até o meados do ano. "Até julho não terá nenhum coordenador ou monitor dos telecentros que não tenha passado por uma escola do IFET e participado da capacitação sobre sistema operacional e gestão dos nossos telecentros", afirmou Paiva.
- Inclusão